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ACD33 - JORNADA EKUI - O projeto EKUI na CIM Coimbra turma ACD33 -2024-2025
Apresentação
Para a realização desta ACD partimos de quatro pressupostos: 1) Criar comunidades de conhecimento capacitando Educadores e Professores para a implementação de metodologias multissensoriais inclusivas; 2) Mitigar dores e potenciar ganhos no acesso ao conhecimento, através de metodologias inovadoras, que promovem a aprendizagem para todos através do desenvolvimento da Consciência fonológica, fator potenciador de sucesso na leitura, escrita e da comunicação, tendo por base na neurociência; 3) Adaptar os sistemas de educação e formação a práticas baseadas em evidências, promovendo a acessibilidade para todos como fator de sucesso na educação (ODS 4) e a redução das assimetrias no acesso ao conhecimento de crianças em situação de vulnerabilidade (ODS 10); 4) E, educar para a autoestima e empatia. Consideramos necessária uma reflexão consistente e partilhada do Dec-lei 54 de 2018, ajustado às orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, ao Programa e Metas Curriculares da Aprendizagem do 1º Ciclo do Ensino Básico, assim como às Aprendizagens Essenciais, enquanto documentos de orientação curricular base, na planificação, realização e avaliação do ensino e da aprendizagem, conducentes ao desenvolvimento das competências inscritas no Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Esta reflexão terá por base o Plano de Ação para a Educação (2021-2027), que define a visão da Comissão Europeia para uma educação de elevada qualidade, inclusiva e acessível.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
1. Conhecer metodologias multissensoriais inclusivas 2. Saber implementar programas e estratégias diversificadas e inclusivas 3. Desenvolver estratégias baseadas nos princípios DUA (representação, expressão e envolvimento) para desenvolver as habilidades de aprendizagem da consciência fonológica, leitura, da escrita e da comunicação; 4. Identificar barreiras à aprendizagem e intervir nas dificuldades de aprendizagem de forma precoce; 5. Planear, avaliar e implementar a gestão flexível de um currículo que maximize o potencial máximo dos alunos através de metodologias multissensoriais e inclusivas; 6. Conhecer e aplicar abordagens inclusivas ao currículo; 7. Conhecer e estimular competências socio emocionais.
Conteúdos
1- Fundamentação teórica das metodologias multissensoriais 2- O Desenho Universal para a Aprendizagem; 3- Implementação de Metodologias, métodos e estratégias de aprendizagem multissensorial e inclusiva.
Metodologias
Teórico-prática, expositiva.
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação
Observações
BIBLIOGRAFIA: • Alves, M., Ribeiro, J. & Simões, F. (2013). Universal Design for Learning (UDL): contributos para uma escola de todos. Indagatio Didática. • Caeiro, M., & Jardini, R. (2016). Aprender a Ler e a Escrever com o Método das Boquinhas. Cascais: Editora Principia. • Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho • Dehaene, S. (2012). Os neurónios da leitura: como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Porto Alegre: Editora Penso • Sim-Sim, I. (2006). Avaliação da linguagem oral: Um contributo para o conhecimento do desenvolvimento linguístico das crianças portuguesas. • Fundação Calouste Gulbenkian.
Formador
Celmira da Conceição Madureira Macedo
Liliana Ribeiro Félix
Mariana de Sousa Cruz Cardoso
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 11-02-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |