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AFC03 - Interseções da Educação e da Saúde na 1ª infância: envolvimento masculino no cuidado turma AFC03
Apresentação
Esta ação enquadra-se no âmbito do projeto EMiNC - Envolvimento Masculino em Iniciativas de Cuidado, coordenado pelo CES da Universidade de Coimbra, certificada pelo CFAE Minerva através do CCPFC e a sua realização funda-se no reconhecimento da importância das masculinidades positivas, da paternidade e da igualdade de género nos primeiros anos de vida para o desenvolvimento saudável das crianças e concomitante necessidade de capacitar os/as profissionais de educação, enquanto agentes de socialização por excelência, com estratégias que lhes permitam fomentar um maior envolvimento dos pais/homens no cuidado das crianças, em geral, e no processo educativo, em particular. A implementação desta ação contribuirá igualmente para o reforço das capacidades intersetoriais, nomeadamente entre os domínios da educação e da saúde, de modo a que a garantir um entendimento comum e práticas coerentes entre os/as profissionais que trabalham com crianças do pré-escolar e do 1.º CEB e famílias, permitindo a implementação de programas dirigidos aos pais e às famílias.
Destinatários
Docentes dos grupos de recrutamento 100, 110 e 120
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes dos grupos de recrutamento 100, 110 e 120. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes dos grupos de recrutamento 100, 110 e 120.
Objetivos
- Promover a igualdade de género através da partilha equitativa dos cuidados e do trabalho doméstico, incentivando a parentalidade positiva e relações saudáveis; - Capacitar profissionais de educação e, por seu intermédio, as famílias, para rejeitarem castigos corporais e outras formas de violência contra crianças e mulheres; - Desenvolver atividades promotoras da igualdade de género nas relações familiares, reforçando a autoconfiança e o papel ativo dos homens nos cuidados; - Sensibilizar para o combate à violência contra mulheres e crianças com uma abordagem intersectorial e interseccional; - Dotar o setor educativo de instrumentos que promovam a participação dos pais nos cuidados infantis, especialmente na primeira infância; - Contribuir para a mudança de práticas entre profissionais da primeira infância, fomentando o envolvimento dos homens na partilha de responsabilidades; - Promover a colaboração entre profissionais de educação e saúde, definindo estratégias conjuntas para o envolvimento masculino.
Conteúdos
Esta ação centrar-se-á na mudança das práticas quotidianas utilizadas por profissionais da educação na primeira infância, procurando contribuir para o reforço das capacidades intersetoriais e as intervenções de apoio ao nível dos serviços, assegurando um entendimento comum e práticas coerentes entre os/as profissionais que trabalham com crianças da educação pré-escolar, 1.º ciclo e suas famílias. Módulo 1 Socialização, estereótipos e cuidado na 1ª infância Módulo 2 Emoções, Empatia e não Violência em contexto escolar Módulo 3 Envolvimento masculino no cuidado: figuras de referência na escola Módulo 4 Paternidade e caminhos para o cuidado Módulo 5 Prevenção da violência em contexto escolar: deteção e sinalização precoces Apresentação do trabalho desenvolvido em contexto Networking entre profissionais de educação e saúde
Metodologias
Presencial: A oficina de formação tem como pilar principal a sensibilização para a importância da promoção da igualdade entre géneros, definida pela divisão equitativa dos cuidados e do trabalho doméstico, por uma parentalidade positiva e por relações saudáveis com as crianças (promovendo ao mesmo tempo uma mudança comportamental da transmissão ainda prevalecente dos estereótipos de género por parte destes profissionais). As sessões serão essencialmente teórico-práticas e práticas. Serão usadas metodologias que fomentem a proatividade dos/as formandos/as e que conjugue as exposições com atividades de prática. A metodologia de formação inclui a conceção e planeamento de workshops com escolas-alvo para desenvolver diretrizes, quadro de resposta e planos de implementação que abordem a transmissão de estereótipos de género dentro do contexto escolar. Os currículos de formação basear-se-ão na experiência de diversos Projetos desenvolvidos no enquadramento da temática no CES. Trabalho Autónomo: Este momento da formação acontecerá em contexto real (atividades letivas com os/as alunos/as). Será uma fase eminentemente prática e de aplicação dos conteúdos/materiais/ferramentas aprendidas nas sessões presenciais. Os/as formandos/as elaborarão relatórios finais, de forma autónoma, com suporte de diários de campo onde deverão constar vivências nas sessões presenciais e experiências circunstanciadas nas sessões autónomas, destacando-se os momentos da planificação/prática.
Avaliação
Os/As formandos/as serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho no 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos/as formandos/as depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial/síncronas. Critérios de avaliação: - Empenho e participação nas sessões (25%) - Trabalhos produzidos e participação nas sessões (25%) - Reflexão crítica individual sobre a formação vivenciada e as aprendizagens obtidas/consolidadas em cada módulo da formação (50%).
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação
Bibliografia
Ferreira, P., Moura, T., & Rolino, T. (org.) (2022). Parent European Manual: Promotion, Awareness Raising and Engagement of men in Nurture Transformations. Coimbra, Portugal: Center for Social Studies.Moura, T., Cerdeira, L., Carmo, M., Ferreira, P., Cardoso, P., Alcaire, R., Monteiro, R, Gonçalves, S., Rolino, T., & Beliz, V. (2023). KINDER Desconstrução de estereótipos desde a infância. Editor: Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.Moura, T., Cerdeira, L., Carmo, M., Ferreira, P., Cardoso, P., Alcaire, R., Monteiro, R, Gonçalves, S., Rolino, T., & Beliz, V. (2023). KINDER Desconstrução de estereótipos desde a infância. Editor: Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.
Observações
Critérios de Seleção: 1.º - Professores dos grupos de recrutamento 100, 110 e 120 das Escolas Associadas do CFAE Minerva, por ordem de inscrição; 2.º - Professores dos grupos de recrutamento 100, 110 e 120 das outras Escolas Não Associadas ao CFAE Minerva, por ordem de inscrição.
Formador
Sofia Margarida Correia Gonçalves
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-03-2025 (Sábado) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 08-03-2025 (Sábado) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 15-03-2025 (Sábado) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 15-03-2025 (Sábado) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 22-03-2025 (Sábado) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 22-03-2025 (Sábado) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 05-04-2025 (Sábado) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
8 | 05-04-2025 (Sábado) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |