
Implementação de Metodologias Multissensoriais e Inclusivas turma AFC-04
Apresentação
Esta Ação de Formação aborda o desafio atual das escolas em lidar com a diversidade crescente entre os alunos, incluindo diferenças culturais, linguísticas e funcionais. Visa promover uma educação inclusiva e de qualidade para todos, conforme o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4). Em Portugal, estima-se que 20% das crianças e jovens tenham dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita (EMPIS, 2017). A investigação académica destaca a eficácia das abordagens multissensoriais com base em desenho universal para a aprendizagem, que facilitam a alfabetização e o sucesso escolar de todos os alunos. Métodos e estratégias baseados na neurociência cognitiva, especialmente com foco em literacia emergente e fonética, têm mostrado benefícios significativos no desenvolvimento de competências de leitura e escrita (Rose, 2000; Brites, 2020; Dehaene, 2022). Com esta formação, pretende-se que os docentes adquiram competências práticas para aplicar metodologias multissensoriais, promovendo a inclusão através de ferramentas de literacia emergente e alfabetização multissensorial. Isso inclui diferentes formas de representação e expressão, como grafia convencional, Braille, Língua Gestual Portuguesa (LGP) e abordagens fonéticas, conforme os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem
Destinatários
Professores dos grupos de recrutamento 100, 110, 910, 920 e 930
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 100, 110, 910, 920 e 930. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 100, 110, 910, 920 e 930.
Objetivos
- Desenvolver competências que permitam: - Desconstruir o conceito de metodologias multissensoriais com Desenho Universal; - Conhecer metodologias multissensoriais e fónicas com Desenho Universal na aprendizagem; - Perceber como as crianças aprendem para adequar o currículo à diversidade de cada aluno; - Relacionar os princípios DUA (representação, expressão e envolvimento) aos pressupostos da aquisição da fala (fonética e fonologia); da aprendizagem leitura e da escrita; - Perceber como as TODAS as crianças aprendem a falar, a ler e a escrever (inclui Língua Gestual e Braille); - Construir ferramentas diversificadas a utilizar nos contextos de aprendizagem; - Diversificar as atividades e fontes de informação de modo a que possam ser personalizadas e contextualizadas atendendo ao percurso individual do aluno; - Identificar barreiras à aprendizagem e intervir nas dificuldades de aprendizagem de forma precoce; - Planear, avaliar e implementar a gestão flexível de um currículo que maximize o potencial máximo dos alunos; - Saber aplicar e diferenciar as medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão.
Conteúdos
Módulo I: Fundamentos das Metodologias Multissensoriais e Inclusivas Duração sugerida: 4 horas 1.1. Conceitos e fundamentos das metodologias multissensoriais e do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA); 1.2. Análise de casos práticos que ilustrem o impacto dessas metodologias na inclusão e no sucesso da aprendizagem. Módulo II: Aplicação das Metodologias Multissensoriais com Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) Duração sugerida: 4 horas 2.1. Enquadramento e relação entre o DUA e metodologias multissensoriais na promoção de uma educação equitativa; 2.2. Análise de casos práticos que demonstrem a aplicação de metodologias multissensoriais em diferentes contextos de aprendizagem. Módulo III: Princípios do DUA e os Múltiplos Meios de Representação, Expressão e Envolvimento Duração sugerida: 4 horas 3.1. Estudo de como o cérebro aprende, destacando as bases neurológicas da aprendizagem; 3.2. Exploração das diferentes formas de processamento da informação (visual, auditiva, tátil/cinestésica); 3.3. Estruturação de estratégias para flexibilizar o currículo, adequando-o às diversas formas de aprendizagem dos alunos. Módulo IV: Aprendizagem Multissensorial da Leitura e da Escrita Duração sugerida: 5 horas 4.1. Análise dos processos de aquisição da fala e a sua relação com a leitura e a escrita; 4.2. Exploração de diferentes métodos de aprendizagem da leitura e escrita (globais, sintéticos e mistos); 4.3. Identificação de fatores que promovem o sucesso na leitura e na escrita, como a consciência fonológica, perceção visual e auditiva, memória, discriminação figura-fundo, motricidade fina e competências socioemocionais. Módulo V: Operacionalização do DUA em Contexto de Literacia Inclusiva Duração sugerida: 4 horas 5.1. Aplicação de metodologias DUA no desenvolvimento da linguagem, leitura e escrita inclusivas; 5.2. Exploração do Código Braille para a aprendizagem de alunos cegos; 5.3. Utilização da Língua Gestual Portuguesa para facilitar a inclusão na comunidade surda e ouvinte; 5.4. Conhecimento dos fundamentos de fonética e fonologia para identificação e intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem. Módulo VI: O DUA como Ferramenta de Inclusão Social e Educativa Duração sugerida: 3 horas 6.1. Planeamento de atividades flexíveis e participativas em sala de aula para inclusão; 6.2. Estratégias para envolver os alunos na definição dos seus objetivos de aprendizagem e comportamentais; 6.3. Diversificação de atividades e fontes de informação, considerando a relevância cultural, social e a individualidade dos alunos. Auto-avaliação Duração sugerida: 1 hora Reflexão individual e avaliação dos conhecimentos adquiridos ao longo da formação, focando na implementação prática do DUA e das metodologias multissensoriais.
Metodologias
Exposição da metodologia e prática
Avaliação
Os/As formandos/as serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho no 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos/as formandos/as depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial. A avaliação dos Formandos decorre em conformidade com o Regime Jurídico da Formação Contínua, nº2 do artº do ECD, aprovado pelo Decreto-Lei nº 15/2007, de 19 de janeiro e a carta circular CCPFC-3-2007-Setembro. A avaliação do desempenho dos formandos tem em conta os seguintes parâmetros: - Participação nas sessões (qualidade das intervenções e do trabalho desenvolvido no decorrer da acção); - Trabalho individual de aplicação de conhecimentos. Com os seguintes Critérios de avaliação: - Empenho e participação nas sessões (25%) - Trabalhos produzidos e participação nas sessões (25%) - Reflexão crítica individual sobre a formação vivenciada e as aprendizagens obtidas/consolidadas em cada módulo da formação (50%)
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação
Bibliografia
Alves, M. M., Ribeiro, R., & Simões, F. (2013). Universal design for learning (UDL): Contributos para uma escola para todos. Tecnologias da Informação em Educação, Indagatio Didactica, 5(4), 121-146.Ainscow, M., & Miles, S. (2013). Desarrollando sistemas de educación inclusiva. Cómo podemos hacer progressar las políticas de educación? In C. Giné (Coord.), D. Duran, J. Font, & E. Miquel, La educación inclusiva. De la exclusion a la plena participación de todo el alumnado. Barcelona: Horsori Editorial, S.L.King-Sears, M. (2009). Universal Design for Learning: Technology and pedagogy. Learning Disabilities Quartely, 32, 199- 201.Oliveira, R. (2018). Intervenção Multissensorial numa criança com dificuldades de aprendizagem. Tese de Mestrado. Escola Superior de Educação de Coimbra.Sim-Sim, I. (2009). O Ensino da Leitura: A Decifração. Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular. Lisboa: Ministério da Educação.
Formador
Celmira da Conceição Madureira Macedo
Fernanda Manuela Ferreira Bacalhau
Anabela Ruas de Oliveira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 25-02-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Presencial |
2 | 27-02-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 11-03-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Online síncrona |
4 | 18-03-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 08-04-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Online síncrona |
6 | 22-04-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Online síncrona |
7 | 06-05-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Presencial |