503

AFPND01 - Implementação de Metodologias Multissensoriais e Inclusivas turma AFPND01

Apresentação

Esta Ação de Formação aborda o desafio atual das escolas em lidar com a diversidade crescente entre os alunos, incluindo diferenças culturais, linguísticas e funcionais. Visa promover uma educação inclusiva e de qualidade para todos, conforme o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4). Em Portugal, estima-se que 20% das crianças e jovens tenham dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita (EMPIS, 2017). A investigação académica destaca a eficácia das abordagens multissensoriais com base em desenho universal para a aprendizagem, que facilitam a alfabetização e o sucesso escolar de todos os alunos. Métodos e estratégias baseados na neurociência cognitiva, especialmente com foco em literacia emergente e fonética, têm mostrado benefícios significativos no desenvolvimento de competências de leitura e escrita (Rose, 2000; Brites, 2020; Dehaene, 2022).

Destinatários

Psicólogos/Técnicos Superiores/Outros Técnicos/Assistentes Operacionais

Objetivos

Com esta formação, pretende-se que os técnicos adquiram competências práticas para aplicar metodologias multissensoriais, promovendo a inclusão através de ferramentas de literacia emergente e alfabetização multissensorial. Isso inclui diferentes formas de representação e expressão, como grafia convencional, Braille, Língua Gestual Portuguesa (LGP) e abordagens fonéticas, conforme os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem.

Conteúdos

Módulo I: Fundamentos das Metodologias Multissensoriais e Inclusivas 1.1. Conceitos e fundamentos das metodologias multissensoriais e do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA); 1.2. Análise de casos práticos que ilustrem o impacto dessas metodologias na inclusão e no sucesso da aprendizagem. Módulo II: Aplicação das Metodologias Multissensoriais com Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) 2.1. Enquadramento e relação entre o DUA e metodologias multissensoriais na promoção de uma educação equitativa; 2.2. Análise de casos práticos que demonstrem a aplicação de metodologias multissensoriais em diferentes contextos de aprendizagem. Módulo III: Princípios do DUA e os Múltiplos Meios de Representação, Expressão e Envolvimento 3.1. Estudo de como o cérebro aprende, destacando as bases neurológicas da aprendizagem; 3.2. Exploração das diferentes formas de processamento da informação (visual, auditiva, tátil/cinestésica); 3.3. Estruturação de estratégias para flexibilizar o currículo, adequando-o às diversas formas de aprendizagem dos alunos. Módulo IV: Aprendizagem Multissensorial da Leitura e da Escrita 4.1. Análise dos processos de aquisição da fala e a sua relação com a leitura e a escrita; 4.2. Exploração de diferentes métodos de aprendizagem da leitura e escrita (globais, sintéticos e mistos); 4.3. Identificação de fatores que promovem o sucesso na leitura e na escrita, como a consciência fonológica, perceção visual e auditiva, memória, discriminação figura-fundo, motricidade fina e competências socioemocionais. Módulo V: Operacionalização do DUA em Contexto de Literacia Inclusiva 5.1. Aplicação de metodologias DUA no desenvolvimento da linguagem, leitura e escrita inclusivas; 5.2. Exploração do Código Braille para a aprendizagem de alunos cegos; 5.3. Utilização da Língua Gestual Portuguesa para facilitar a inclusão na comunidade surda e ouvinte; 5.4. Conhecimento dos fundamentos de fonética e fonologia para identificação e intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem. Módulo VI: O DUA como Ferramenta de Inclusão Social e Educativa 6.1. Planeamento de atividades flexíveis e participativas em sala de aula para inclusão; 6.2. Estratégias para envolver os alunos na definição dos seus objetivos de aprendizagem e comportamentais; 6.3. Diversificação de atividades e fontes de informação, considerando a relevância cultural, social e a individualidade dos alunos. Auto-avaliação Reflexão individual e avaliação dos conhecimentos adquiridos ao longo da formação, focando na implementação prática do DUA e das metodologias multissensoriais.

Metodologias

Serão usadas metodologias que fomentem a pro-atividade dos formandos e que conjugue as exposições com atividades de prática: Expositivo / Demonstrativo / Aplicações Práticas.

Avaliação

Os/As formandos/as serão avaliados Qualitativamente e Quantitativamente. - Participação nas sessões (qualidade das intervenções e do trabalho desenvolvido no decorrer da acção); - Trabalho individual de aplicação de conhecimentos. Com os seguintes Critérios de avaliação: - Empenho e participação nas sessões (25%) - Trabalhos produzidos e participação nas sessões, assiduidade (25%) - Reflexão crítica individual sobre a formação vivenciada e as aprendizagens obtidas/consolidadas em cada módulo da formação (50%)

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação de Formação

Bibliografia

Alves, M. M., Ribeiro, R., & Simões, F. (2013). Universal design for learning (UDL): Contributos para uma escola para todos. Tecnologias da Informação em Educação, Indagatio Didactica, 5(4), 121-146.Ainscow, M., & Miles, S. (2013). Desarrollando sistemas de educación inclusiva. Cómo podemos hacer progressar las políticas de educación? In C. Giné (Coord.), D. Duran, J. Font, & E. Miquel, La educación inclusiva. De la exclusion a la plena participación de todo el alumnado. Barcelona: Horsori Editorial, S.L.King-Sears, M. (2009). Universal Design for Learning: Technology and pedagogy. Learning Disabilities Quartely, 32, 199- 201.Oliveira, R. (2018). Intervenção Multissensorial numa criança com dificuldades de aprendizagem. Tese de Mestrado. Escola Superior de Educação de Coimbra.Sim-Sim, I. (2009). O Ensino da Leitura: A Decifração. Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular. Lisboa: Ministério da Educação.

Formador

Celmira da Conceição Madureira Macedo

Liliana Ribeiro Félix

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 06-03-2025 (Quinta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Online síncrona
2 07-03-2025 (Sexta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Online síncrona
3 07-04-2025 (Segunda-feira) 09:00 - 12:00 3:00 Online síncrona
4 14-04-2025 (Segunda-feira) 09:00 - 11:00 2:00 Online síncrona
5 28-04-2025 (Segunda-feira) 09:00 - 11:00 2:00 Online síncrona
6 05-05-2025 (Segunda-feira) 09:00 - 11:00 2:00 Online síncrona
7 12-05-2025 (Segunda-feira) 09:00 - 11:00 2:00 Online síncrona
8 19-05-2025 (Segunda-feira) 09:00 - 11:00 2:00 Online síncrona
9 27-05-2025 (Terça-feira) 09:00 - 11:00 2:00 Online síncrona
10 05-06-2025 (Quinta-feira) 09:00 - 11:00 2:00 Online síncrona
Início: 06-03-2025
Fim: 05-06-2025
Acreditação: DGAE/1506/2025
Modalidade: Curso
Pessoal: Não docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Plataforma ZOOM