ACD43 - Projeto-Piloto Manuais Digitais (PPMD): Cenários de aprendizagem ativa com recurso às tecnologias e manuais digitais turma ACD43 - 2024-2025
Apresentação
A transformação digital na educação tem impulsionado a adoção de novas metodologias de ensino e aprendizagem, destacando-se o uso dos Manuais Digitais (MD) no contexto do Projeto-Piloto Manuais Digitais (PPMD). Este projeto visa essencialmente a integração dos MD e de outros recursos educativos digitais em práticas pedagógicas inovadoras que promovam o envolvimento ativo dos alunos na construção do conhecimento. Esta ação de formação tem como objetivo capacitar os docentes para a utilização pedagógica dos MD, proporcionando uma abordagem estruturada à sua implementação em cenários de aprendizagem ativa. Serão exploradas estratégias para a integração dos MD e de outros recursos educativos digitais no currículo, assegurando que contribuam para o desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais e das competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Além disso, serão partilhadas práticas de referência e recomendações que fomentem a inovação pedagógica e o bem-estar digital dos alunos.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Capacitar os docentes para a utilização pedagógica dos Manuais Digitais (MD) e de outros recursos educativos digitais, promovendo a sua integração em metodologias de aprendizagem ativa, em ambientes de aprendizagem inovadores.
Conteúdos
A formação será organizada em dois momentos distintos: um primeiro momento de enquadramento teórico e reflexão, centrado nas potencialidades dos Manuais Digitais (MD) e de outros recursos educativos digitais no contexto do Projeto-Piloto Manuais Digitais (PPMD), e um segundo momento de experimentação e construção colaborativa, dedicado à exploração e desenvolvimento de estratégias de aprendizagem ativa. Parte 1 (0,5h) – Enquadramento e reflexão • Apresentação do Projeto-Piloto Manuais Digitais (PPMD): Objetivos e contexto do projeto. • Potencialidades e desafios na utilização dos Manuais Digitais e outros recursos educativos digitais: Reflexão sobre os efeitos no ensino e na aprendizagem. • Metodologias ativas e integração dos MD: Estratégias para a sua implementação pedagógica. • Apoio e acompanhamento às escolas: Promoção da utilização dos manuais digitais e de outros recursos educativos digitais em contextos de aprendizagem inovadores, contribuindo para o desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais e das áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. • Estudos, recomendações e bem-estar digital: Referenciais e boas práticas para uma utilização equilibrada das tecnologias na aprendizagem. Parte 2 (2,5h) – Estratégias e construção colaborativa • Exploração de estratégias de aprendizagem ativa (50 min): o Exemplos de práticas de referência na utilização dos MD em contextos de aprendizagem inovadores. o Diferentes abordagens: da aprendizagem individual à aprendizagem colaborativa. • Trabalho de grupo – Discussão e reflexão sobre a integração dos MD (50 min): o Exploração de metodologias para promover a autonomia e a participação ativa dos alunos. o Planificação de estratégias de utilização dos MD, alinhadas com os princípios do projeto. • Apresentação e discussão das propostas (35 min): o Debate sobre os cenários de aprendizagem apresentados pelos formandos. o Reflexão sobre as estratégias e possibilidades de adaptação às diferentes realidades escolares. • Conclusões e avaliação da sessão (15 min): o Síntese das aprendizagens. o Definição de próximos passos para a implementação dos MD e das metodologias ativas nos contextos educativos dos professores.
Metodologias
A formação será desenvolvida com recurso a metodologias ativas e colaborativas, combinando momentos expositivos, reflexão conjunta e trabalho prático. O modelo adotado promove a participação ativa dos docentes, incentivando a experimentação e a troca de experiências. A ação está estruturada em dois momentos principais: 1. Enquadramento teórico e reflexão – sessão inicial para contextualização do Projeto-Piloto Manuais Digitais (PPMD), apresentação de estudos e discussão sobre os efeitos educativos dos manuais digitais e outros recursos educativos digitais. 2. Experimentação e construção colaborativa – momento de exploração de estratégias pedagógicas e desenvolvimento de propostas para a integração dos MD em cenários de aprendizagem ativa. As metodologias utilizadas incluem: • Exposição interativa e debate – apresentação dos conceitos fundamentais, intercalada com momentos de reflexão e participação ativa dos formandos. • Exploração de práticas de referência – análise de exemplos concretos da utilização dos manuais digitais em diferentes contextos educativos. • Trabalho de grupo colaborativo – conceção e planificação de estratégias de aprendizagem ativa, integrando os MD com base em referenciais e metodologias inovadoras. • Apresentação e discussão de propostas – partilha das estratégias desenvolvidas pelos formandos, promovendo a reflexão sobre desafios e possibilidades de implementação. • Síntese e avaliação – balanço final da sessão, identificando aprendizagens-chave e próximos passos para a utilização dos MD nos contextos educativos dos professores.
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação de Formação
Formador
Raquel Cristina Pereira Costa
Ana Paula Andrade Alves
Paula Cristina Pereira Martins
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 19-03-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |