504

ACD43 - Projeto-Piloto Manuais Digitais (PPMD): Cenários de aprendizagem ativa com recurso às tecnologias e manuais digitais turma ACD43 - 24-25

Apresentação

A transformação digital na educação tem impulsionado a adoção de novas metodologias de ensino e aprendizagem, destacando-se o uso dos Manuais Digitais (MD) no contexto do Projeto-Piloto Manuais Digitais (PPMD). Este projeto visa essencialmente a integração dos MD e de outros recursos educativos digitais em práticas pedagógicas inovadoras que promovam o envolvimento ativo dos alunos na construção do conhecimento. Esta ação de formação tem como objetivo capacitar os docentes para a utilização pedagógica dos MD, proporcionando uma abordagem estruturada à sua implementação em cenários de aprendizagem ativa. Serão exploradas estratégias para a integração dos MD e de outros recursos educativos digitais no currículo, assegurando que contribuam para o desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais e das competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Além disso, serão partilhadas práticas de referência e recomendações que fomentem a inovação pedagógica e o bem-estar digital dos alunos.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Capacitar os docentes para a utilização pedagógica dos Manuais Digitais (MD) e de outros recursos educativos digitais, promovendo a sua integração em metodologias de aprendizagem ativa, em ambientes de aprendizagem inovadores.

Conteúdos

A formação será organizada em dois momentos distintos: um primeiro momento de enquadramento teórico e reflexão, centrado nas potencialidades dos Manuais Digitais (MD) e de outros recursos educativos digitais no contexto do Projeto-Piloto Manuais Digitais (PPMD), e um segundo momento de experimentação e construção colaborativa, dedicado à exploração e desenvolvimento de estratégias de aprendizagem ativa. Parte 1 (0,5h) – Enquadramento e reflexão • Apresentação do Projeto-Piloto Manuais Digitais (PPMD): Objetivos e contexto do projeto. • Potencialidades e desafios na utilização dos Manuais Digitais e outros recursos educativos digitais: Reflexão sobre os efeitos no ensino e na aprendizagem. • Metodologias ativas e integração dos MD: Estratégias para a sua implementação pedagógica. • Apoio e acompanhamento às escolas: Promoção da utilização dos manuais digitais e de outros recursos educativos digitais em contextos de aprendizagem inovadores, contribuindo para o desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais e das áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. • Estudos, recomendações e bem-estar digital: Referenciais e boas práticas para uma utilização equilibrada das tecnologias na aprendizagem. Parte 2 (2,5h) – Estratégias e construção colaborativa • Exploração de estratégias de aprendizagem ativa (50 min): o Exemplos de práticas de referência na utilização dos MD em contextos de aprendizagem inovadores. o Diferentes abordagens: da aprendizagem individual à aprendizagem colaborativa. • Trabalho de grupo – Discussão e reflexão sobre a integração dos MD (50 min): o Exploração de metodologias para promover a autonomia e a participação ativa dos alunos. o Planificação de estratégias de utilização dos MD, alinhadas com os princípios do projeto. • Apresentação e discussão das propostas (35 min): o Debate sobre os cenários de aprendizagem apresentados pelos formandos. o Reflexão sobre as estratégias e possibilidades de adaptação às diferentes realidades escolares. • Conclusões e avaliação da sessão (15 min): o Síntese das aprendizagens. o Definição de próximos passos para a implementação dos MD e das metodologias ativas nos contextos educativos dos professores.

Metodologias

A formação será desenvolvida com recurso a metodologias ativas e colaborativas, combinando momentos expositivos, reflexão conjunta e trabalho prático. O modelo adotado promove a participação ativa dos docentes, incentivando a experimentação e a troca de experiências. A ação está estruturada em dois momentos principais: 1. Enquadramento teórico e reflexão – sessão inicial para contextualização do Projeto-Piloto Manuais Digitais (PPMD), apresentação de estudos e discussão sobre os efeitos educativos dos manuais digitais e outros recursos educativos digitais. 2. Experimentação e construção colaborativa – momento de exploração de estratégias pedagógicas e desenvolvimento de propostas para a integração dos MD em cenários de aprendizagem ativa. As metodologias utilizadas incluem: • Exposição interativa e debate – apresentação dos conceitos fundamentais, intercalada com momentos de reflexão e participação ativa dos formandos. • Exploração de práticas de referência – análise de exemplos concretos da utilização dos manuais digitais em diferentes contextos educativos. • Trabalho de grupo colaborativo – conceção e planificação de estratégias de aprendizagem ativa, integrando os MD com base em referenciais e metodologias inovadoras. • Apresentação e discussão de propostas – partilha das estratégias desenvolvidas pelos formandos, promovendo a reflexão sobre desafios e possibilidades de implementação. • Síntese e avaliação – balanço final da sessão, identificando aprendizagens-chave e próximos passos para a utilização dos MD nos contextos educativos dos professores.

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação de Formação

Formador

Raquel Cristina Pereira Costa

Ana Paula Andrade Alves

Paula Cristina Pereira Martins

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 19-03-2025 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 19-03-2025
Fim: 19-03-2025
Acreditação: ACD40 - 24-25
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Agrupamento de Escolas Martim de Freitas