
Práticas de Direção Instrumental e Coral turma AFPDIC
Apresentação
A direção musical exige habilidades de liderança eficazes para motivar e inspirar os músicos, criar um ambiente de trabalho de equipa e superar desafios. Esta formação oferece um espaço propício para desenvolver estas habilidades e capacidades a todos os formandos, ajudando-os nas suas capacidades de comunicação, técnicas de direção e a aprofundarem as dinâmicas de grupo nestes contextos musicais. Os formandos terão a oportunidade de conhecer outros profissionais do meio artístico nacional e internacional, trocar ideias, partilhar experiências e conhecimentos. Estas interações enriquecedoras não contribuem apenas para o crescimento pessoal, como também amplia as perspetivas profissionais, criando oportunidades de colaboração e partilha de conhecimentos. A realização desta formação demonstra o compromisso dos formandos com o aperfeiçoamento contínuo e a procura pela excelência e aprendizagem musical. A formação em práticas de direção instrumental e coral, é altamente pertinente e necessária para formandos que possuam algum conhecimento musical, aprofundando técnicas de direção.
Destinatários
Professores dos Grupos 250, 610, M26, M27, M28, M29, M30 e M32
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 250, 610, M26, M27, M28, M29, M30 e M32. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 250, 610, M26, M27, M28, M29, M30 e M32.
Objetivos
· Desenvolver competências e habilidades para a direção instrumental e coral; · Aperfeiçoar as técnicas de direção, técnicas de ensaios e técnicas de preparação de ensaios; · Aperfeiçoar as técnicas vocais, de respiração, e equilíbrio tímbrico; · Aprofundar conhecimentos musicais e interpretação musical; · Desenvolver uma melhor comunicação (facial e verbal); · Desenvolver competências na problemática da importância da palavra/língua na direção Coral; · Aprofundar o conhecimento de repertório e estilos musicais para formação sinfónica, banda e coros.
Conteúdos
Técnicas de Direção: exploração de técnicas/gestos de direção, incluindo padrões de pulso, expressividade dos gestos, uso do braço e das mãos e comunicação com os músicos. (10h) Técnicas de Ensaio: exploração de estratégias eficazes para conduzir ensaios produtivos, abordando questões como seleção e organização do repertório, planeamento e estruturação de ensaios, desenvolvimento de habilidades de escuta ativa e feedback construtivo. (10h) Interpretação Musical: análise e interpretação de partituras para sopros, considerando elementos como articulação, dinâmica, fraseado, equilíbrio sonoro, acentuações e outros aspectos interpretativos relevantes para a direção musical. (5h) Repertório e Estilos musicais: exploração de diferentes estilos musicais, incluindo música clássica e contemporânea. Estudo de obras representativas e significativas dentro destes estilos, com ênfase na análise musical, contexto histórico e práticas de interpretação adequadas. (5h) Prática de Direção em Conjunto: realização de exercícios práticos de direção, com a participação de músicos das bandas convidadas. Os formandos terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos, trabalhar a comunicação com os músicos e desenvolver as suas capacidades enquanto maestros. (20h)
Avaliação
Os/As formandos/as serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho no 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos/as formandos/as depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial. Critérios de avaliação: Participação/ intervenção nas sessões teóricas (20%) Participação/ intervenção nas sessões práticas (30%) Trabalho individual Implementação das atividades propostas nas sessões teóricas, nas sessões práticas com banda e a reflexão sobre as práticas desenvolvidas (30%) Participação ativa no concerto final (20%)
Bibliografia
Ascensio, Enrique Garcia (2017). Dirección Musical. La Técnica de Sergiu Celibidache, Valencia: Piles Editorial de Música, S.A.Berlioz, Hector (2021). Le Chef D´Orchestre, Paris: Edição BoD Books on DemandBlum, David (2000). Casals y el arte de la interpretation, Madrid: Ideamúsica Editores, S.LCAO, Pierre (1985). Technique de la Direction Chorale, Lyon: Éditions A Couer JoieHauswirth, Felix (2005). Étude de La Partition, Adliswill/ Schweiz: Ruh Musik, 8134
Formador
Tiago João Gomes Alves
Salomé Alves
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 16-11-2024 (Sábado) | 15:00 - 20:00 | 5:00 | Presencial |
2 | 04-01-2025 (Sábado) | 15:00 - 20:00 | 5:00 | Presencial |
3 | 22-02-2025 (Sábado) | 15:00 - 20:00 | 5:00 | Presencial |
4 | 22-03-2025 (Sábado) | 15:00 - 20:00 | 5:00 | Presencial |
5 | 12-04-2025 (Sábado) | 15:00 - 20:00 | 5:00 | Presencial |
6 | 26-04-2025 (Sábado) | 15:00 - 20:00 | 5:00 | Presencial |
7 | 17-05-2025 (Sábado) | 15:00 - 20:00 | 5:00 | Presencial |
8 | 18-05-2025 (Domingo) | 15:00 - 20:00 | 5:00 | Presencial |