
ACD47 - Colóquio Vita Contemplativa 2025: O regresso da contemplação turma ACD47 24-25
Apresentação
Colóquio Vita Contemplativa 2025: O regresso da contemplação
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Refletir sobre a importância das práticas contemplativas na cultura contemporânea, aprofun-dando as suas origens, natureza e consequências em termos de potencial para a transformação so-cietal num momento de crise do seu paradigma dominante; - Compreender como a disseminação das práticas contemplativas, com destaque para a meditação, pode constituir uma via suscitadora de equilíbrio e bem-estar junto de toda a comunidade educati-va e da sociedade em geral; - Discutir os contributos das práticas contemplativas para o desenvolvimento de mentes mais sere-nas, claras, compassivas e empáticas, capazes de estabelecer relações benéficas para as pessoas, os animais e a natureza. - Refletir sobre benefícios, possibilidades e limites das práticas contemplativas para o avanço do conhecimento nos âmbitos educativo, saúde, ecologia, artes e consciência ambiental
Conteúdos
- O lugar da meditação e da contemplação na sociedade contemporânea; - Meditação e Práticas Contemplativas na Educação; - Contemplação, Ecologia, Artes e Consciência Ambiental; - Contemplação e Saúde; - Caminhos de futuro da contemplação.
Metodologias
Simpósio; Discussão; Debate; Práticas experienciais
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação de Formação
Observações
BIBIOGRAFIA: Byung-Chul, H. (2022). Vita contemplativa. Relógio D’Água. Dorjee, D. (2016). Defining contemplative science: The metacognitive self-regulatory capacity of the mind, context of meditation practice and modes of existential awareness. Frontiers in Psychology, 7, 1-15. Kabat-Zinn, J. (2022). Mindfulness: A vida como ela é. Nascente. Killingsworth, M. A., & Gilbert, D. T. (2010). A wandering mind is an unhappy mind. Science, 330(6006):932. PMID:21071660. Lutz, A., Jha, A. P., Dunne, J. D., & Saron, C. D. (2015). Investigating the phenomenological matrix of mindfulness-related practices from a neurocognitive perspective. American Psychologist, 70(7), 632–658. UNESCO (2022). Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação. UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000379707.locale=en
Formador
Albertina Lima de Oliveira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 15-05-2025 (Quinta-feira) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 15-05-2025 (Quinta-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |