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ACD47 - Colóquio Vita Contemplativa 2025: O regresso da contemplação turma ACD47 24-25

Apresentação

Colóquio Vita Contemplativa 2025: O regresso da contemplação

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Refletir sobre a importância das práticas contemplativas na cultura contemporânea, aprofun-dando as suas origens, natureza e consequências em termos de potencial para a transformação so-cietal num momento de crise do seu paradigma dominante; - Compreender como a disseminação das práticas contemplativas, com destaque para a meditação, pode constituir uma via suscitadora de equilíbrio e bem-estar junto de toda a comunidade educati-va e da sociedade em geral; - Discutir os contributos das práticas contemplativas para o desenvolvimento de mentes mais sere-nas, claras, compassivas e empáticas, capazes de estabelecer relações benéficas para as pessoas, os animais e a natureza. - Refletir sobre benefícios, possibilidades e limites das práticas contemplativas para o avanço do conhecimento nos âmbitos educativo, saúde, ecologia, artes e consciência ambiental

Conteúdos

- O lugar da meditação e da contemplação na sociedade contemporânea; - Meditação e Práticas Contemplativas na Educação; - Contemplação, Ecologia, Artes e Consciência Ambiental; - Contemplação e Saúde; - Caminhos de futuro da contemplação.

Metodologias

Simpósio; Discussão; Debate; Práticas experienciais

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação de Formação

Observações

BIBIOGRAFIA: Byung-Chul, H. (2022). Vita contemplativa. Relógio D’Água. Dorjee, D. (2016). Defining contemplative science: The metacognitive self-regulatory capacity of the mind, context of meditation practice and modes of existential awareness. Frontiers in Psychology, 7, 1-15. Kabat-Zinn, J. (2022). Mindfulness: A vida como ela é. Nascente. Killingsworth, M. A., & Gilbert, D. T. (2010). A wandering mind is an unhappy mind. Science, 330(6006):932. PMID:21071660. Lutz, A., Jha, A. P., Dunne, J. D., & Saron, C. D. (2015). Investigating the phenomenological matrix of mindfulness-related practices from a neurocognitive perspective. American Psychologist, 70(7), 632–658. UNESCO (2022). Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação. UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000379707.locale=en

Formador

Albertina Lima de Oliveira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 15-05-2025 (Quinta-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
2 15-05-2025 (Quinta-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
Início: 15-05-2025
Fim: 15-05-2025
Acreditação: ACD47 - 24-25
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Biblioteca do Seminário Maior de Coimbra

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