
ACD40 - GERA T na Prática: Um Jogo a Três Tempos para Despertar o Potencial Educativo do Turismo na Sala de Aula turma ACD40ON 24-25
Apresentação
A implementação de projetos educativos no âmbito do turismo exige metodologias inovadoras, como o pensamento sistémico e a aprendizagem baseada em projetos (PBL), que promovem a aprendizagem ativa e a colaboração, integrando diversas áreas curriculares de forma interdisciplinar. Para apoiar essas metodologias, ferramentas pedagógicas interativas como o jogo GERA T, desenvolvido em parceria entre o Turismo de Portugal e a Science4You, oferecem uma abordagem prática e lúdica ao ensino de temas relacionados com o turismo. Esta ação visa capacitar os educadores para a utilização do kit de atividades em todo o seu potencial, experimentando-o diretamente e compreendendo como pode ser integrado de forma eficaz nas suas práticas pedagógicas. O jogo permite aos alunos explorar de forma envolvente os conceitos de cidadania e desenvolvimento sustentável, transformando o conhecimento teórico em ações concretas e estimulando a reflexão crítica. Integrado nas atividades escolares, o GERA T facilita a compreensão de tópicos complexos, e prepara os estudantes para aplicarem os seus conhecimentos no mundo real, contribuindo para o desenvolvimento de um turismo mais sustentável e responsável.
Destinatários
Professores do 2.º/ 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Explorar a potencialidade da utilização de jogos enquanto materiais pedagógicos atrativos e envolventes para a concretização de projetos educativos. Utilizar o jogo GERAt enquanto material pedagógico para a construção de projetos educativos no âmbito do turismo, de forma customizada, em função das necessidades e características das comunidades-alvo. Explorar técnicas de co-criação que envolvam educadores, especialistas em turismo e os próprios alunos para criar uma matriz pedagógica mais rica e adaptada às suas necessidades.
Conteúdos
Jogos de tabuleiro no ensino formal e não formal: conceitos, benefícios e melhores práticas. Jogo de tabuleiro na construção de projetos interdisciplinares relacionados com a atividade turística. GERAt - da matriz pedagógica a um jogo a três tempos. Co-criação no contexto do turismo e educação: metodologias colaborativas envolvendo stakeholders para criar soluções inovadoras e adaptadas à realidade territorial. Atividade prática de utilização do jogo.
Metodologias
Introdução ao Kit de Atividades e Exploração dos Conceitos Atividade prática com o kit de atividades (método expositivo intercalado com aprendizagem experiencial) Construção de Projetos Interdisciplinares com apoio do Kit de Atividades (PBL e Design Thinking)
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação de Formação
Observações
BIOGRAFIA: Brown, T. (2009). Change by design: How design thinking creates new alternatives for business and society. HarperBusiness. Suh, H., & Kim, H. (2017). The role of board games in learning: Perspectives of learning from the perspective of education. International Journal of Game-Based Learning, 7(1), 1-11.
Formador
Vera Margarida Rico da Silva Cunha
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 20-05-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |