520

ACD52 - Metodologias multissensoriais inclusivas no Pré-Escolar turma ACD52 - 24-25

Apresentação

A reflexão sobre o Decreto-Lei nº 54/2018, ajustado às orientações curriculares para a Educação Pré-escolar, deve considerar a sua relação com o Plano de Ação para a Educação 2021-2027 da Comissão Europeia, que visa uma educação inclusiva e de alta qualidade. Este decreto promove a personalização do currículo, permitindo a adaptação às necessidades individuais de cada criança, o que está alinhado com os princípios de inclusão e igualdade de oportunidades. A neurociência, ao destacar a importância da estimulação precoce das funções cognitivas, reforça a necessidade de um ambiente de aprendizagem multissensorial que favoreça o desenvolvimento das capacidades cognitivas das crianças. O cérebro na infância é plástico e as atividades a desenvolver devem estimular áreas como a atenção, a memória, perceção, funções executivas, linguagem e competências sócio emocionais focados na resolução de problemas. No contexto da Educação Pré-escolar, isso implica em práticas pedagógicas ricas e significativas, considerando as diferenças individuais e os ritmos de aprendizagem das crianças.

Destinatários

Educadoras abrangidas no Projeto EKUIza-te

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

1. Refletir sobre metodologias multissensoriais inclusivas 2. Saber como implementar programas e estratégias diversificadas e inclusivas 3. Desenvolver estratégias baseadas nos princípios DUA (representação, expressão e envolvimento) para desenvolver as habilidades de consciência fonológica, através da fonética, LGP e do Braille; 4. Identificar barreiras à aprendizagem e intervir nas dificuldades de aprendizagem de forma precoce.

Conteúdos

1- Fundamentação prática das metodologias multissensoriais 2- O Desenho Universal para a Aprendizagem; 3- Língua, linguagem e comunicação 4- Implementação de Metodologias, métodos e estratégias de aprendizagem multissensorial e inclusiva.

Metodologias

Teórico-prática, expositiva.

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação de Formação

Formador

Celmira da Conceição Madureira Macedo

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 06-05-2025 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
Início: 06-05-2025
Fim: 06-05-2025
Acreditação: ACD52 - 2024-2025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: CFAE Minerva/ZOOM