V Seminário CFAE Minerva - O Bem-Estar e a Escola Digital: Construir Pontes, Criar Equilíbrios turma SEM01
Apresentação
A transformação digital nas escolas tem vindo a acelerar, especialmente no pós-pandemia, colocando em destaque os múltiplos impactos que as tecnologias digitais têm no quotidiano educativo. Se por um lado o digital trouxe inovação, flexibilidade e novas possibilidades de ensino e aprendizagem, por outro lado, trouxe também desafios ao nível da sobrecarga cognitiva, gestão do tempo, stress e bem-estar emocional de professores e alunos. Neste contexto, torna-se urgente refletir sobre estratégias que promovam o bem-estar em ambientes escolares digitais, entendendo o digital não como obstáculo, mas como potencial aliado no desenvolvimento de comunidades educativas mais equilibradas, conscientes e saudáveis. Destaca-se também a relevância da implementação dos Laboratórios de Educação Digital (LED) nas escolas como práticas exemplares de integração pedagógica da tecnologia. Os LED, promovidos no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital, têm vindo a impulsionar metodologias mais ativas e centradas no aluno, promovendo o bem-estar através de ambientes digitais mais colaborativos, criativos e significativos. Este curso/seminário procurará igualmente valorizar as boas práticas já implementadas nas escolas associadas ao CFAE Minerva, enquanto exemplos inspiradores de transformação pedagógica e de cuidado educativo com o apoio do digital. Esta proposta surge também como ação de disseminação dos resultados do projeto Erasmus+ 'Excelentes Experiências', dinamizado pelo CFAE Minerva ao longo do presente ano letivo, no qual participaram docentes e alunos em mobilidades internacionais que incidiram sobre temas como a inclusão, a sustentabilidade, a cidadania digital e o bem-estar.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Refletir sobre os impactos da digitalização na saúde mental e bem-estar da comunidade educativa. - Explorar práticas pedagógicas digitais promotoras de equilíbrio emocional e bem-estar. - Valorizar as boas práticas desenvolvidas nos Laboratórios de Educação Digital (LED) como promotores de bem-estar educativo. - Desenvolver estratégias e competências digitais que potenciem ambientes escolares mais humanos, empáticos e saudáveis. - Partilhar experiências internacionais no âmbito do programa Erasmus+ ligadas à inclusão, bem-estar e uso pedagógico do digital.
Conteúdos
1. O bem-estar na escola do século XXI (3h) - Conceito de bem-estar docente e discente - Fatores de risco e de proteção na escola digital 2. A cultura digital e os seus impactos emocionais (4h) - Intoxicação, fadiga digital e burnout - Tempo de ecrã e gestão equilibrada da vida digital 3. Tecnologias digitais como ferramentas de bem-estar (3h) - Aplicações, plataformas e práticas digitais para o autocuidado e a colaboração - Educação emocional com o apoio das TIC 4. Construção de ambientes escolares digitais saudáveis (3h) - A Inteligência Artificial como apoio dos docentes em contexto educativo - Boas práticas de implementação dos Laboratórios de Educação Digital (LED) nas escolas - A articulação entre inovação digital e bem-estar nos contextos LED 5. Partilhas de experiências e práticas do Erasmus+ (2h) - Projetos e iniciativas internacionais inspiradoras
Metodologias
- Sessões expositivas com especialistas nacionais e internacionais - Mesas-redondas com partilhas de práticas do Erasmus+ - Momentos de debate, reflexão e produção colaborativa
Avaliação
Os/As formandos/as serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho no 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. Frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial. A avaliação dos Formandos decorre em conformidade com o Regime Jurídico da Formação Contínua, n.º 2 do art.º do ECD, aprovado pelo Decreto-Lei nº 15/2007, de 19 de janeiro e a carta circular CCPFC-3-2007-Setembro. A avaliação do desempenho dos formandos assenta na elaboração de um trabalho individual [100%], até 5 páginas (excluindo folha de rosto), tendo em conta os seguintes parâmetros: a) Expectativas/motivações para a frequência da ação e impressões sobre a relevância da mesma para a melhoria da prática profissional [1 ponto ]; b) Reflexão sobre a formação, com enfoque num dos tópicos de conteúdo abordados [grau de clareza, postura crítica, grau de profundidade, rigor científico, pertinência, expressão escrita [4 pontos]; c) Perspetivas da transferência das temáticas abordadas no curso para o plano organizacional [5 pontos]
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação de Formação
Bibliografia
UNESCO (2023). Guidelines on the Use of Generative AI in Education.Castro, S. & Martins, A. (2021). Educar para o Bem-Estar: Das Emoções à Ação.Martins, M. L. (2022). Educação, Emoções e Digitalidade. Porto EditoraDireção-Geral da Educação (2022). Plano de Ação para a Transição Digital Laboratórios de Educação Digital.Direção-Geral da Educação (2025). Recomendações para a promoção do Bem-Estar digital nas Escolas
Anexo(s)
Guião de apoio Relatório de Reflexão Crítica
Modelo Relatório Reflexão Crítica
Observações
Critérios de seleção: 1. Docentes das Escolas Associadas do CFAE Minerva e Entidades parceiras, por ordem de inscrição; 2. Docentes das outras Escolas Não Associadas, por ordem de inscrição.
Formador
Nuno Miguel Ferreira Simões
Marco Alexandre Carvalho Bento
Celestino Magalhães
Filipe Gonçalves Galego
Carla Alexandra Soares Rodrigues Maia
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 10-07-2025 (Quinta-feira) | 09:30 - 13:00 | 3:30 | Presencial |
| 2 | 10-07-2025 (Quinta-feira) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |
| 3 | 11-07-2025 (Sexta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
| 4 | 11-07-2025 (Sexta-feira) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Presencial |