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V Seminário CFAE Minerva - O Bem-Estar e a Escola Digital: Construir Pontes, Criar Equilíbrios turma SEM01

Apresentação

A transformação digital nas escolas tem vindo a acelerar, especialmente no pós-pandemia, colocando em destaque os múltiplos impactos que as tecnologias digitais têm no quotidiano educativo. Se por um lado o digital trouxe inovação, flexibilidade e novas possibilidades de ensino e aprendizagem, por outro lado, trouxe também desafios ao nível da sobrecarga cognitiva, gestão do tempo, stress e bem-estar emocional de professores e alunos. Neste contexto, torna-se urgente refletir sobre estratégias que promovam o bem-estar em ambientes escolares digitais, entendendo o digital não como obstáculo, mas como potencial aliado no desenvolvimento de comunidades educativas mais equilibradas, conscientes e saudáveis. Destaca-se também a relevância da implementação dos Laboratórios de Educação Digital (LED) nas escolas como práticas exemplares de integração pedagógica da tecnologia. Os LED, promovidos no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital, têm vindo a impulsionar metodologias mais ativas e centradas no aluno, promovendo o bem-estar através de ambientes digitais mais colaborativos, criativos e significativos. Este curso/seminário procurará igualmente valorizar as boas práticas já implementadas nas escolas associadas ao CFAE Minerva, enquanto exemplos inspiradores de transformação pedagógica e de cuidado educativo com o apoio do digital. Esta proposta surge também como ação de disseminação dos resultados do projeto Erasmus+ 'Excelentes Experiências', dinamizado pelo CFAE Minerva ao longo do presente ano letivo, no qual participaram docentes e alunos em mobilidades internacionais que incidiram sobre temas como a inclusão, a sustentabilidade, a cidadania digital e o bem-estar.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Refletir sobre os impactos da digitalização na saúde mental e bem-estar da comunidade educativa. - Explorar práticas pedagógicas digitais promotoras de equilíbrio emocional e bem-estar. - Valorizar as boas práticas desenvolvidas nos Laboratórios de Educação Digital (LED) como promotores de bem-estar educativo. - Desenvolver estratégias e competências digitais que potenciem ambientes escolares mais humanos, empáticos e saudáveis. - Partilhar experiências internacionais no âmbito do programa Erasmus+ ligadas à inclusão, bem-estar e uso pedagógico do digital.

Conteúdos

1. O bem-estar na escola do século XXI (3h) - Conceito de bem-estar docente e discente - Fatores de risco e de proteção na escola digital 2. A cultura digital e os seus impactos emocionais (4h) - Intoxicação, fadiga digital e burnout - Tempo de ecrã e gestão equilibrada da vida digital 3. Tecnologias digitais como ferramentas de bem-estar (3h) - Aplicações, plataformas e práticas digitais para o autocuidado e a colaboração - Educação emocional com o apoio das TIC 4. Construção de ambientes escolares digitais saudáveis (3h) - A Inteligência Artificial como apoio dos docentes em contexto educativo - Boas práticas de implementação dos Laboratórios de Educação Digital (LED) nas escolas - A articulação entre inovação digital e bem-estar nos contextos LED 5. Partilhas de experiências e práticas do Erasmus+ (2h) - Projetos e iniciativas internacionais inspiradoras

Metodologias

- Sessões expositivas com especialistas nacionais e internacionais - Mesas-redondas com partilhas de práticas do Erasmus+ - Momentos de debate, reflexão e produção colaborativa

Avaliação

Os/As formandos/as serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho no 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. Frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial. A avaliação dos Formandos decorre em conformidade com o Regime Jurídico da Formação Contínua, n.º 2 do art.º do ECD, aprovado pelo Decreto-Lei nº 15/2007, de 19 de janeiro e a carta circular CCPFC-3-2007-Setembro. A avaliação do desempenho dos formandos assenta na elaboração de um trabalho individual [100%], até 5 páginas (excluindo folha de rosto), tendo em conta os seguintes parâmetros: a) Expectativas/motivações para a frequência da ação e impressões sobre a relevância da mesma para a melhoria da prática profissional [1 ponto ]; b) Reflexão sobre a formação, com enfoque num dos tópicos de conteúdo abordados [grau de clareza, postura crítica, grau de profundidade, rigor científico, pertinência, expressão escrita [4 pontos]; c) Perspetivas da transferência das temáticas abordadas no curso para o plano organizacional [5 pontos]

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação de Formação

Bibliografia

UNESCO (2023). Guidelines on the Use of Generative AI in Education.Castro, S. & Martins, A. (2021). Educar para o Bem-Estar: Das Emoções à Ação.Martins, M. L. (2022). Educação, Emoções e Digitalidade. Porto EditoraDireção-Geral da Educação (2022). Plano de Ação para a Transição Digital – Laboratórios de Educação Digital.Direção-Geral da Educação (2025). Recomendações para a promoção do Bem-Estar digital nas Escolas

Anexo(s)

Observações

Critérios de seleção: 1. Docentes das Escolas Associadas do CFAE Minerva e Entidades parceiras, por ordem de inscrição; 2. Docentes das outras Escolas Não Associadas, por ordem de inscrição.

Formador

Nuno Miguel Ferreira Simões

Marco Alexandre Carvalho Bento

Celestino Magalhães

Filipe Gonçalves Galego

Celmira da Conceição Madureira Macedo

João José Marques Pimentel Leal

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 10-07-2025 (Quinta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 10-07-2025 (Quinta-feira) 14:00 - 18:30 4:30 Presencial
3 11-07-2025 (Sexta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
4 11-07-2025 (Sexta-feira) 14:00 - 18:30 4:30 Presencial
Início: 10-07-2025
Fim: 11-07-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-135392/25
Modalidade: Seminário
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: Instituto Superior de Contabilidade e Administração - ISCAC

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