
ACD41 - Sinergias entre Educação e Turismo: Contributos e Impacto nas Comunidades (escolares) e no Território turma ACD41PRESENCIAL
Apresentação
A ação de formação surge da necessidade de refletir sobre o impacto prático do projeto GERAt e do kit de atividades desenvolvido para integrar o turismo na educação. A formação pretende avaliar de que forma estas ferramentas pedagógicas têm contribuído para a promoção de práticas sustentáveis, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), enquanto permite analisar o papel do turismo no desenvolvimento de projetos interdisciplinares que envolvem as comunidades escolares e locais. A ação irá refletir sobre o modo como os projetos podem impactar as comunidades, identificando as melhores práticas e adaptando as metodologias de ensino, tendo em vista a criação de soluções inovadoras e eficazes para a promoção do turismo regenerativo. Simultaneamente será pensado e desenvolvido o conceito de cidadão-turista, que visa consciencializar os alunos para o seu papel ativo e responsável no turismo e na preservação do território. A formação tem como objetivo capacitar os formadores a olhar para o turismo como um “território educativo”, contribuindo para a transformação da prática educativa e para o desenvolvimento sustentável das comunidades envolvidas.
Destinatários
Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Refletir sobre o impacto do projeto GERAt nas comunidades escolares e no território, analisando os resultados alcançados e identificando as melhores práticas e áreas de melhoria na integração do turismo na educação, com foco no desenvolvimento sustentável. Analisar o alinhamento dos projetos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), avaliando como as práticas pedagógicas e os projetos educativos têm contribuído para a promoção de um turismo sustentável e regenerativo, consciencializando para questões globais relacionadas ao ODS. Explorar o conceito de cidadão-turista, capacitando os professores para integrar este conceito nas práticas educativas, promovendo uma educação que fomente a consciência crítica e a responsabilidade dos alunos no contexto do turismo e sustentabilidade. Capacitar os professores aolhar para o turismo como um “território educativo”, contribuindo para a transformação da prática educativa e para o desenvolvimento sustentável das comunidades envolvidas.
Conteúdos
Impacto do projeto GERAt nas comunidades escolares e no território: Análise dos resultados e das boas práticas na integração do turismo como contexto e ferramenta pedagógica Contribuição dos projetos educativos com base no turismo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) O conceito de cidadão-turista e a sua integração na educação: Reflexão sobre a importância da promoção de uma consciência crítica sobre o papel do turismo no desenvolvimento local e global, incentivando a adoção de comportamentos responsáveis e sustentáveis pelos alunos e demais comunidade educativa. Turismo como território educativo: reflexão sobre como as metodologias colaborativas envolvendo o turismo podem ser pojetos educativos inovadores, adaptados às especificidades do território.
Metodologias
Análise e Reflexão de Casos Práticos (Construtivismo) Estudo de Impacto nos ODS (Pedagogia Crítica e Reflexiva) Debate Colaborativo e Reflexão (Aprendizagem Sociointeracionista)
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação de Formação
Formador
Vera Margarida Rico da Silva Cunha
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 18-06-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |