
AFND - SEMINÁRIO CFAE MINERVA: O Bem-Estar e a Escola Digital: Construir Pontes, Criar Equilíbrios turma AFPND1551
Apresentação
A transformação digital nas escolas tem vindo a acelerar, especialmente no pós-pandemia, colocando em destaque os múltiplos impactos que as tecnologias digitais têm no quotidiano educativo. Se por um lado o digital trouxe inovação, flexibilidade e novas possibilidades de ensino e aprendizagem, por outro lado, trouxe também desafios ao nível da sobrecarga cognitiva, gestão do tempo, stress e bem-estar emocional de professores e alunos. Neste contexto, torna-se urgente refletir sobre estratégias que promovam o bem-estar em ambientes escolares digitais, entendendo o digital não como obstáculo, mas como potencial aliado no desenvolvimento de comunidades educativas mais equilibradas, conscientes e saudáveis. Este curso/seminário procurará igualmente valorizar as boas práticas já implementadas nas escolas associadas ao CFAE Minerva, enquanto exemplos inspiradores de transformação pedagógica e de cuidado educativo com o apoio do digital.
Destinatários
Técnico Superior
Objetivos
- Refletir sobre os impactos da digitalização na saúde mental e bem-estar da comunidade educativa. - Explorar práticas pedagógicas digitais promotoras de equilíbrio emocional e bem-estar. - Valorizar as boas práticas desenvolvidas nos Laboratórios de Educação Digital (LED) como promotores de bem-estar educativo. - Desenvolver estratégias e competências digitais que potenciem ambientes escolares mais humanos, empáticos e saudáveis. - Partilhar experiências internacionais no âmbito do programa Erasmus+ ligadas à inclusão, bem-estar e uso pedagógico do digital.
Conteúdos
1. O bem-estar na escola do século XXI (3h) - Conceito de bem-estar docente e discente - Fatores de risco e de proteção na escola digital 2. A cultura digital e os seus impactos emocionais (4h) - Intoxicação, fadiga digital e burnout - Tempo de ecrã e gestão equilibrada da vida digital 3. Tecnologias digitais como ferramentas de bem-estar (3h) - Aplicações, plataformas e práticas digitais para o autocuidado e a colaboração - Educação emocional com o apoio das TIC 4. Construção de ambientes escolares digitais saudáveis (3h) - A Inteligência Artificial como apoio dos docentes em contexto educativo - Boas práticas de implementação dos Laboratórios de Educação Digital (LED) nas escolas - A articulação entre inovação digital e bem-estar nos contextos LED 5. Partilhas de experiências e práticas do Erasmus+ (2h) - Projetos e iniciativas internacionais inspiradoras
Metodologias
- Sessões expositivas com especialistas nacionais e internacionais - Mesas-redondas com partilhas de práticas do Erasmus+ - Momentos de debate, reflexão e produção colaborativa
Avaliação
Quantitativa (de 0 a 20) e Qualitativa.
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação de Formação.
Bibliografia
UNESCO (2023). Guidelines on the Use of Generative AI in Education.Castro, S. & Martins, A. (2021). Educar para o Bem-Estar: Das Emoções à Ação.Martins, M. L. (2022). Educação, Emoções e Digitalidade. Porto EditoraDireção-Geral da Educação (2022). Plano de Ação para a Transição Digital Laboratórios de Educação Digital.Direção-Geral da Educação (2025). Recomendações para a promoção do Bem-Estar digital nas Escolas
Anexo(s)
Observações
Critérios de seleção: - 1.º Pessoal Não Docente das Escolas Associadas do CFAE MINERVA, por ordem de inscrição; - 2.º Pessoal Não Docente das Escolas Não Associadas do CFAE MINERVA, por ordem de inscrição.
Formador
Nuno Miguel Ferreira Simões
Celmira da Conceição Madureira Macedo
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-06-2025 (Terça-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
2 | 10-06-2025 (Terça-feira) | 14:00 - 18:30 | 4:30 | Presencial |
3 | 11-06-2025 (Quarta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
4 | 11-06-2025 (Quarta-feira) | 14:00 - 18:30 | 4:30 | Presencial |