533

AFND - SEMINÁRIO CFAE MINERVA: O Bem-Estar e a Escola Digital: Construir Pontes, Criar Equilíbrios turma AFPND1551

Apresentação

A transformação digital nas escolas tem vindo a acelerar, especialmente no pós-pandemia, colocando em destaque os múltiplos impactos que as tecnologias digitais têm no quotidiano educativo. Se por um lado o digital trouxe inovação, flexibilidade e novas possibilidades de ensino e aprendizagem, por outro lado, trouxe também desafios ao nível da sobrecarga cognitiva, gestão do tempo, stress e bem-estar emocional de professores e alunos. Neste contexto, torna-se urgente refletir sobre estratégias que promovam o bem-estar em ambientes escolares digitais, entendendo o digital não como obstáculo, mas como potencial aliado no desenvolvimento de comunidades educativas mais equilibradas, conscientes e saudáveis. Este curso/seminário procurará igualmente valorizar as boas práticas já implementadas nas escolas associadas ao CFAE Minerva, enquanto exemplos inspiradores de transformação pedagógica e de cuidado educativo com o apoio do digital.

Destinatários

Técnico Superior

Objetivos

- Refletir sobre os impactos da digitalização na saúde mental e bem-estar da comunidade educativa. - Explorar práticas pedagógicas digitais promotoras de equilíbrio emocional e bem-estar. - Valorizar as boas práticas desenvolvidas nos Laboratórios de Educação Digital (LED) como promotores de bem-estar educativo. - Desenvolver estratégias e competências digitais que potenciem ambientes escolares mais humanos, empáticos e saudáveis. - Partilhar experiências internacionais no âmbito do programa Erasmus+ ligadas à inclusão, bem-estar e uso pedagógico do digital.

Conteúdos

1. O bem-estar na escola do século XXI (3h) - Conceito de bem-estar docente e discente - Fatores de risco e de proteção na escola digital 2. A cultura digital e os seus impactos emocionais (4h) - Intoxicação, fadiga digital e burnout - Tempo de ecrã e gestão equilibrada da vida digital 3. Tecnologias digitais como ferramentas de bem-estar (3h) - Aplicações, plataformas e práticas digitais para o autocuidado e a colaboração - Educação emocional com o apoio das TIC 4. Construção de ambientes escolares digitais saudáveis (3h) - A Inteligência Artificial como apoio dos docentes em contexto educativo - Boas práticas de implementação dos Laboratórios de Educação Digital (LED) nas escolas - A articulação entre inovação digital e bem-estar nos contextos LED 5. Partilhas de experiências e práticas do Erasmus+ (2h) - Projetos e iniciativas internacionais inspiradoras

Metodologias

- Sessões expositivas com especialistas nacionais e internacionais - Mesas-redondas com partilhas de práticas do Erasmus+ - Momentos de debate, reflexão e produção colaborativa

Avaliação

Quantitativa (de 0 a 20) e Qualitativa.

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação de Formação.

Bibliografia

UNESCO (2023). Guidelines on the Use of Generative AI in Education.Castro, S. & Martins, A. (2021). Educar para o Bem-Estar: Das Emoções à Ação.Martins, M. L. (2022). Educação, Emoções e Digitalidade. Porto EditoraDireção-Geral da Educação (2022). Plano de Ação para a Transição Digital – Laboratórios de Educação Digital.Direção-Geral da Educação (2025). Recomendações para a promoção do Bem-Estar digital nas Escolas

Anexo(s)

Observações

Critérios de seleção: - 1.º Pessoal Não Docente das Escolas Associadas do CFAE MINERVA, por ordem de inscrição; - 2.º Pessoal Não Docente das Escolas Não Associadas do CFAE MINERVA, por ordem de inscrição.

Formador

Nuno Miguel Ferreira Simões

Celmira da Conceição Madureira Macedo

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 10-06-2025 (Terça-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 10-06-2025 (Terça-feira) 14:00 - 18:30 4:30 Presencial
3 11-06-2025 (Quarta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
4 11-06-2025 (Quarta-feira) 14:00 - 18:30 4:30 Presencial
Início: 10-07-2025
Fim: 11-07-2025
Acreditação: DGAE/1551/2025
Modalidade: Seminário
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: Instituto Superior de Contabilidade e Administração - ISCAC

INSCREVER-ME