
ACD60 - O Bem-Estar e a Escola Digital: Construir Pontes, Criar Equilíbrios - Parte 1 turma ACD60 24-25
Apresentação
A transformação digital nas escolas tem vindo a acelerar, especialmente no pós-pandemia, colocando em destaque os múltiplos impactos que as tecnologias digitais têm no quotidiano educativo. Esta ACD faz parte de dois dias de Seminário onde serão Certificadas em 2 ACD´s para quem tenha interesse em apenas nos temas deste dia. Neste dia destaca-se também a relevância da implementação dos Laboratórios de Educação Digital (LED) nas escolas como práticas exemplares de integração pedagógica da tecnologia. Os LED, promovidos no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital, têm vindo a impulsionar metodologias mais ativas e centradas no aluno, promovendo o bem-estar através de ambientes digitais mais colaborativos, criativos e significativos. Este curso/seminário procurará igualmente valorizar as boas práticas já implementadas nas escolas associadas ao CFAE Minerva, enquanto exemplos inspiradores de transformação pedagógica e de cuidado educativo com o apoio do digital. Apresentação do Projeto EKUI - Metodologias multissensoriais inclusivas na CIMRC. Esta proposta surge também como ação de disseminação dos resultados do projeto Erasmus+ 'Excelentes Experiências', dinamizado pelo CFAE Minerva ao longo do presente ano letivo, no qual participaram docentes e alunos em mobilidades internacionais que incidiram sobre temas como a inclusão, a sustentabilidade, a cidadania digital e o bem-estar.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Refletir sobre os desafios e oportunidades da transformação digital na escola através dos Laboratórios de Educação Digital. - Identificar práticas e ferramentas que contribuem para uma escola mais feliz, inclusiva e motivadora. - Divulgar o projeto GERAt como exemplo de boas práticas em educação intergeracional e cidadania. - Refletir sobre os novos caminhos e necessidades da formação contínua docente.
Conteúdos
A Escola Digital - Os LED nas Escolas - Cenários de Aprendizagem - O PADDE - Ferramentas para construir uma "Happy School" - Apresentação do Projeto GERAt - Formação contínua de professores: que futuro? - Disseminação dos projetos ERASMUS. - Valorizar o impacto dos projetos Erasmus na inovação e internacionalização das escolas.
Metodologias
Palestras / Apresentação de Boas Práticas.
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação.
Observações
Critérios de seleção: - 1.º Docentes das Escolas Associadas do CFAE MINERVA e parceiros, por ordem de inscrição; - 2.º Docentes das Outras Escolas Não Associadas do CFAE Minerva, por ordem de inscrição.
Formador
Nuno Miguel Ferreira Simões
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-07-2025 (Quinta-feira) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 10-07-2025 (Quinta-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |