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II Congresso Internacional GeoGebra: Um Encontro Global para Transformar a Educação com o GeoGebra turma AFC02 - 25-26

Apresentação

O GeoGebra consolidou‑se como ferramenta digital de referência para a visualização e exploração dinâmica de conceitos matemáticos e científicos. O II Congresso Internacional GeoGebra, a realizar‑se em Coimbra em 2025, tem como propósito promover a partilha de investigações, materiais didáticos e práticas inovadoras que integram o GeoGebra em diferentes níveis de ensino e contextos internacionais. A estrutura do congresso assenta em sete núcleos temáticos que abrangem: (i) o ensino e a aprendizagem da Matemática; (ii) a investigação educacional; (iii) a formação de professores; (iv) as abordagens STEAM; (v) a inovação tecnológica futura; (vi) a educação inclusiva; e (vii) aplicações em domínios extraescolares. O reconhecimento pelo CCPFC de até 21 horas de formação evidencia a relevância desta ação para o desenvolvimento profissional docente. Ao frequentar o congresso, os participantes terão acesso a conhecimentos atualizados sobre pensamento computacional, modelação, impressão 3D, realidade aumentada e demonstração automática de teoremas, reforçando competências pedagógicas alinhadas com as orientações curriculares do ensino básico e secundário em Portugal.

Destinatários

Professores dos grupos de recrutamento 500 e 510

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 500 e 510. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 500 e 510.

Objetivos

- Atualizar conhecimentos sobre as potencialidades do GeoGebra no ensino da Matemática, da Física e da Química; - Promover a integração de abordagens STEAM e de pensamento computacional em tarefas investigativas apoiadas pelo GeoGebra; - Desenvolver práticas inclusivas que respondam às necessidades de todos os alunos, incluindo aqueles com necessidades educativas especiais; - Explorar estratégias de modelação matemática com recurso a impressão 3D e realidade aumentada; - Refletir criticamente sobre investigações recentes em educação matemática e ciências, nomeadamente no contexto STEAM, apresentadas pelos conferencistas e sobre as implicações para a prática docente; - Fomentar redes de colaboração entre docentes e investigadores em torno do uso do GeoGebra.

Conteúdos

A organização científica do congresso distribui‑se por conferências plenárias, comunicações paralelas, pósteres e workshops práticos. Os conteúdos incluem: - GeoGebra no ensino de tópicos geométricos, algébricos e estatísticos; - Modelação e impressão 3D em contextos matemáticos e interdisciplinares; - Pensamento computacional e programação integrada no GeoGebra; - Estratégias inclusivas e acessibilidade digital; - Formação inicial e contínua de professores com tecnologias dinâmicas; - Inteligência artificial, demonstração automática e realidade aumentada no GeoGebra; - Projetos STEAM e aplicações em contextos não formais.

Metodologias

Serão usadas metodologias que fomentem a proatividade dos formandos e que conjugue as exposições com atividades de prática: Expositivo / Demonstrativo / Aplicações Práticas A ação adota uma metodologia combinada de sessões expositivas, demonstrações interativas e oficinas de aprendizagem ativa. As conferências plenárias proporcionam enquadramento teórico‑didático, enquanto as comunicações paralelas e os pósteres fomentam a discussão crítica de investigações e práticas. Os workshops práticos privilegiam a experimentação “hands‑on” com o GeoGebra, permitindo aos formandos conceber e testar recursos didáticos alinhados com os currículos dos 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário. O debate em mesa redonda e os grupos de trabalho facilitam a reflexão colaborativa sobre a transposição didática dos conteúdos e sobre a avaliação das aprendizagens dos alunos. A documentação digital será disponibilizada em plataforma online, assegurando o acompanhamento assíncrono dos formandos.

Avaliação

Os/As formandos/as serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho no 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos/as formandos/as depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial. A avaliação dos Formandos decorre em conformidade com o Regime Jurídico da Formação Contínua, nº2 do artº do ECD, aprovado pelo Decreto-Lei nº 15/2007, de 19 de janeiro e a carta circular CCPFC-3-2007-Setembro. A avaliação do desempenho dos formandos tem em conta os seguintes parâmetros: - Participação nas sessões (qualidade das intervenções e do trabalho desenvolvido no decorrer da acção); - Trabalho individual de aplicação de conhecimentos. Com os seguintes Critérios de avaliação: - Empenho e participação nas sessões (25%) - Trabalhos produzidos e participação nas sessões (25%) - Reflexão crítica individual sobre a formação vivenciada e as aprendizagens obtidas/consolidadas em cada módulo da formação (50%)

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação de Formação

Bibliografia

António, M., & Pantoja Maciel, M. A. (2023). Utilização do software GeoGebra no ensino de Física Quântica. E-Boletim da Física, 11(1). https://doi.org/10.26512/e-bfis.v11i1.47352Pessoa, W. D. (2018). Uso de recursos digitais 3D no ensino de Química: As potencialidades do GeoGebra®. RELACult – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, 4, 1–15. https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.710Gutiérrez Araujo, R. E., & Castillo Bracho, L. A. (2020). Simuladores com o software GeoGebra como objetos de aprendizagem para o ensino da Física. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, 47, 201–216. https://doi.org/10.17227/ted.num47-11336Buene, B. C., & Munguambe, Y. (2024). GeoGebra como software auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de funções quadráticas. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, 13(1), 61–89. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i1p061-0089Vidade, A. E. B., & Mafuiana, A. A. M. (2024). Inovação da prática pedagógica suportada pelo GeoGebra em contexto da Educação STEAM e melhoria do ensino e aprendizagem de Química. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, 13(1), 7–33. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i1p007-033

Observações

Critérios de seleção: 1.º Docentes das Escolas Associadas do CFAE Minerva, por ordem de inscrição; 2.º Outros docentes, por ordem de inscrição.

Formador

Jaime Maria Monteiro de Carvalho e Silva

José Manuel Dos Santos Dos Santos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 23-10-2025 (Quinta-feira) 10:00 - 12:30 2:30 Presencial
2 23-10-2025 (Quinta-feira) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
3 24-10-2025 (Sexta-feira) 10:00 - 12:00 2:00 Presencial
4 24-10-2025 (Sexta-feira) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
5 25-10-2025 (Sábado) 09:00 - 12:30 3:30 Presencial
6 25-10-2025 (Sábado) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
Início: 23-10-2025
Fim: 25-10-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-135598/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 20 h
Local: Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra