
AF72 - Internacionalização- para além dos muros da escola turma AF72 - 25-26
Apresentação
A atualidade coloca enormes desafios à escola. As estratégias de ensino tradicional, centradas na transmissão de conteúdos e na assimilação e reprodução de conhecimentos, encontram-se desajustadas e incompatíveis um perfil de aluno que se deseja autónomo, empreendedor e, sobretudo, capacitado para desenvolver os seus estudos ou atividade profissional em diferentes contextos europeus. Importa assim alterar o paradigma de escola e de ensino. A sala de aula deverá ser cada vez mais um espaço aberto ao mundo, onde alunos e professores se envolvem em dinâmicas ativas de preparação e integração do mundo e no mundo atual. Propomos assim um momento de reflexão sobre estes paradigmas emergentes e a reflexão sobre o papel que a escola enfrenta na preparação dos jovens para os desafios da contemporaneidade, traçando novas propostas pedagógicas, que constituam desafios e apresentem novos caminhos, expondo alunos e professores a ambientes internacionais diversificados, que os capacite para trabalharem em qualquer parte do mundo em paridade com colegas de outras nacionalidades. Pretende-se sensibilizar para o papel do professor como agente promotor e facilitador desta abertura da escola ao mundo, promovendo, nos alunos, uma visão unificada e unificadora da atualidade.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
a) Promover uma dimensão europeia nas Escolas; b) Definir de internacionalização; c) Promover nos docentes a necessidade de Internacionalização da escola; d) Promover nos docentes a necessidade de Internacionalização da sala de aula; e) Desenvolver a consciência europeia de educação; f) Implementar a consciência da Interculturalidade e tolerância; g) Promover o contacto com várias ferramentas da Web2; h) Estimular para o desenvolvimento de projetos de mobilidade do pessoal docente, não docente e discente; i) Combate ao insucesso e melhoria do desempenho dos alunos.
Conteúdos
a) Apresentação dos formandos- Ice breaking; b) Levantamento de expetativas; c) Análise Swot; d) Os desafios que a contemporaneidade coloca à escola; e) A urgência/importância/vantagens da internacionalização da escola; f) Procedimentos e processo de internacionalização; g) Plano de Internacionalização da escola; h) Perfil e competências do coordenador de projetos; i) Organizar um plano de mobilidade Erasmus; j) Envolvimento de professores, alunos e restante comunidade educativa; l) Organizar um plano de receção dos parceiros Erasmus; m)Apresentação dos trabalhos, discussão e conclusões; n) Criação e disseminação de materiais;
Metodologias
Serão usadas metodologias que fomentem a pro-atividade dos formandos e que conjugue as exposições com atividades de prática: Expositivo / Demonstrativo / Aplicações Práticas: A ação desenvolver-se-á em modalidade de e-learning, com 25 horas síncronas à distância, usando a plataforma da escola ou do centro de formação e ferramentas de videoconferência. As atividades físicas serão implementadas individualmente, na área de residência de cada formando, sendo depois aplicadas as várias ferramentas e estratégias digitais ensinadas para visionar, aferir qualidade e quantificar os resultados obtidos por cada um.
Avaliação
Os/As formandos/as serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho no 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos/as formandos/as depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial. A avaliação dos Formandos decorre em conformidade com o Regime Jurídico da Formação Contínua, nº2 do artº do ECD, aprovado pelo Decreto-Lei nº 15/2007, de 19 de janeiro e a carta circular CCPFC-3-2007-Setembro. A avaliação do desempenho dos formandos tem em conta os seguintes parâmetros: - Participação nas sessões (qualidade das intervenções e do trabalho desenvolvido no decorrer da acção); - Trabalho individual de aplicação de conhecimentos. Com os seguintes Critérios de avaliação: - Empenho e participação nas sessões (25%) - Trabalhos produzidos e participação nas sessões (25%) - Reflexão crítica individual sobre a formação vivenciada e as aprendizagens obtidas/consolidadas em cada módulo da formação (50%)
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação de Formação
Bibliografia
https://www.spps.org/cms/lib/MN01910242/Centricity/Domain/125/iceberg_model_3.pdfhttps://iconline.ipleiria.pt/bitstream/10400.8/544/1/MNI%20Rita%20Veiga.pdfhttps://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/economistas/detalhe/portugal-um-sucesso-na-internacionalizacao-doensinoTeixeira, Henrique Diz e Sebastião (2015), Estratégias de Internacionalização, Publisher TeamPerrenoud, Philippe (2017), Escola e Cidadania, Plátano Editora Sérgio, Luiz, (2020), O Mundo é uma Escola, Madras
Observações
Critérios de Seleção: 1.º - Docentes das Escolas Associadas do CFAE MINERVA, e entidades parceiras, por ordem de inscrição; 2.º - Docentes das Escolas Não Associadas do CFAE MINERVA, por ordem de inscrição.
Formador
Emília Cristina Mamede Isaías
Ana Cristina Amaral Pedra massano
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 23-09-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |
2 | 24-09-2025 (Quarta-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online assíncrona |
3 | 25-09-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |
4 | 26-09-2025 (Sexta-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online assíncrona |
5 | 01-10-2025 (Quarta-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |
6 | 06-10-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online assíncrona |
7 | 08-10-2025 (Quarta-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |
8 | 13-10-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online assíncrona |
9 | 15-10-2025 (Quarta-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |
10 | 22-10-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
11 | 23-10-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online assíncrona |