
VII Congresso Literacia, Media e Cidadania: Comportamentos, Narrativas e Direitos Humanos turma AFC01
Apresentação
No âmbito do Plano Nacional de Literacia Mediática e da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, domínio dos media, irá realizar-se a sétima edição do Congresso Literacia, Media e Cidadania, nos dias 27 e 28 de novembro de 2025, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Comportamentos, Narrativas e Direitos Humanos é a temática escolhida pelo GILM Grupo Informal sobre Literacia Mediática (promotor da iniciativa). Numa era de transformação acelerada do ecossistema mediático, impulsionada pela digitalização e polarização social, o Congresso propõe uma reflexão urgente sobre três eixos: Comportamentos, Narrativas e Direitos Humanos. Os algoritmos e as redes sociais moldam comportamentos e favorecem bolhas informativas, dificultando o diálogo e promovendo desinformação. As narrativas mediáticas enfrentam novos desafios, com a proliferação de conteúdos que diluem as fronteiras entre factos e opiniões, fragilizando a confiança nos media. Neste cenário, a literacia mediática é essencial para preservar a democracia, a coesão social e os direitos humanos. O Congresso convida a comunidade académica, profissionais de diferentes áreas, professores e sociedade civil a refletirem sobre estes desafios. Face ao exposto, o encontro proporcionará aos docentes um espaço de reflexão e debate sobre áreas emergentes no âmbito da Educação para os Media, um dos domínios da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento. Está alinhado com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e com a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
1. Desenvolver, no âmbito do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, princípios, competências e valores ligados à autonomia e responsabilidade, sentido crítico e pensamento criativo. 2. Contribuir para a visibilidade e reconhecimento públicos da literacia mediática enquanto literacia vital do século XXI. 3. Promover um espaço aberto ao diálogo, ao debate e ao pensamento crítico desta feita focado em particular na temática da Comportamentos, Narrativas e Direitos Humanos. 4. Servir de espaço público à apresentação de projetos/experiências/iniciativas/boas práticas/recursos de literacia mediática. 5. Suscitar a exploração e aprofundamento das diferentes temáticas do congresso, tendo a preocupação de articular esse exercício de pensamento crítico com o exercício da própria atividade docente.
Conteúdos
A formação totaliza 12 horas, repartidas em sessões teóricas (palestras e/ou mesas-redondas) e oficinas, asseguradas por especialistas convidados, de acordo com a seguinte proposta: 1.º dia - 27/11/2025: 1 - Apresentação do congresso, introdução ao tema e organização das atividades; 2 - Sessão plenária: Comunicação por especialista convidado: Paul Mihailidis (Professor, Civic Media & Journalism & Special Advisor to the Provost, Emerson College) 3 - 1.º bloco de comunicações livres nas áreas do congresso (sessões paralelas) 4 - Sessão plenária: mesa redonda com convidados Comportamentos - Ecossistemas Digitais e (Des)ordens Comportamentais A rápida transformação do ecossistema mediático, impulsionada pela digitalização acelerada e intensificada pela polarização social, tem reconfigurado de forma profunda os modos de comunicação, a perceção da realidade e os valores cívicos e sociais. Esta dinâmica, centrada na captação da atenção, favorece a proliferação de narrativas contraditórias e manipuladoras, conduzindo à desinformação, fragmentação e polarização da opinião pública. Os processos algorítmicos das plataformas digitais, e em particular o uso intensivo das redes sociais, têm remodelado os comportamentos individuais e coletivos, gerando dependência tecnológica e bolhas informativas, que podem dificultar o diálogo social. 2.º dia - 28/11/2025: 1 - Workshops paralelos dinamizados por especialistas das áreas do congresso 2 - Sessão plenária: Comunicação por especialista convidada: Lee Edwards (London School of Economics) 3 - Sessão plenária: mesa redonda com convidados Narrativas mediáticas ou discursos (des)informados As narrativas mediáticas, outrora alicerçadas em padrões profissionais reconhecidos e legitimados socialmente, veem-se desafiados, hoje, por novos atores, conteúdos e formatos que subvertem as fronteiras entre factos e opiniões, e entre a informação jornalística e outros domínios da comunicação. Esta desestruturação do campo narrativo não só fragiliza as diferentes práticas profissionais da comunicação, como também pode minar a confiança pública na informação e nos próprios media. 4 - 2.º bloco de comunicações livres nas áreas do congresso (sessões paralelas) 5 - Sessão plenária: mesa redonda com convidados Media, Jornalismo e Direitos Humanos Perante a fragmentação do espaço público e a perda de referências comuns, torna-se imperativo promover discursos que defendam valores universais, como a paz e a dignidade humana. Assim, a literacia mediática assume um papel essencial, não apenas como uma ferramenta de capacitação individual, mas como um pilar fundamental para a preservação da democracia, da coesão social e dos direitos humanos.
Metodologias
O congresso decorrerá em dois dias e prevê comunicações por especialistas convidados, comunicações livres, mesas-redondas e debates, em torno da temática central e dos conteúdos definidos. Prevê, ainda, a dinamização de workshops temáticos, com vista ao desenvolvimento de estratégias promotoras de competências, valores e literacias múltiplas, tendo como referência o Plano Nacional de Literacia Mediática, a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, o Referencial de Educação para os Media, e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Avaliação
Os/As formandos/as serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho no 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos/as formandos/as depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial. A avaliação dos Formandos decorre em conformidade com o Regime Jurídico da Formação Contínua, nº2 do artº do ECD, aprovado pelo Decreto-Lei nº 15/2007, de 19 de janeiro e a carta circular CCPFC-3-2007-Setembro. Os formandos são informados, no início da ação, de que para a sua avaliação são tidos em conta os seguintes parâmetros/critérios: - participação nas sessões - 25% - relatório de reflexão individual, com base nas sessões em que irão participar ao longo dos dois dias do Congresso, que contemple uma síntese crítica de duas sessões plenárias com a identificação das ideias-chave e uma análise reflexiva sobre um dos estudos, projetos, experiências ou iniciativas apresentados nas sessões temáticas/ workshops paralelos -- 75%
Modelo
Inquérito de Satisfação
Bibliografia
1. Pereira, S., Pinto, M., & Madureira, E. J. (2023, dezembro). Referencial de Educação para os Media: Educação Pré‑Escolar, Ensino Básico, Ensino Secundário [Versão atualizada]. Direção‑Geral da Educação, Ministério da Educação. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Noticias_documentos/referencial-epm-versaoatualizada-dez2023_11dez.pdf2. Grizzle, A., Wilson, C., Tuazon, R., Cheung, C. K., Lau, J., Fischer, R., Gordon, D., Akyempong, K., Singh, J., Carr, P. R., Stewart, K. N., Samy, T., Suraj, O., Jaakkola, M., Thésée, G., Gulston, C., Andzongo Menyeng, B. P., & Zibi Fama, P. A. (2021). Media and information literate citizens: Think critically, click wisely! Media & information literacy curriculum for educators and learners (2.ª ed.). UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf00003770683. Brites, Maria José; Figueiras, Rita (2023). Disconnection and digital society: Perspectives on how citizens deal with media technology. In The SAGE Handbook of Digital Society. Reino Unido: SAGE.4. European Commission, Directorate-General for Education, Youth, Sport, and Culture, (2022). Final report of the Commission expert group on tackling disinformation and promoting digital literacy through education and training: final report. Publications Office of the European Union. https://data.europa.eu/doi/10.2766/2831005. Portugal. Conselho de Ministros. (2025). Resolução do Conselho de Ministros n.º 65/2025: Aprova o Plano Nacional de Literacia Mediática 20252029. Diário da República, 1.ª série N.º 54 15 de março de 2025, 1015. https://files.diariodarepublica.pt/1s/2025/03/05400/0010000115.pdf
Observações
Critérios de seleção: 1.º Docentes das Escolas Associadas do CFAE Minerva, por ordem de inscrição; 2.º Outros docentes, por ordem de inscrição.