546

ACD03 - A arte, música e dança, para uma sala de aula inclusiva turma ACD03 - 25-25

Apresentação

Num contexto escolar cada vez mais diverso, torna-se essencial criar práticas pedagógicas que promovam a inclusão, a motivação e o bem-estar dos alunos. Através da arte, da música e da dança, é possível estimular a criatividade, a colaboração e o desenvolvimento emocional, ao mesmo tempo que se valorizam diferentes estilos de aprendizagem. Esta formação surge no sentido de partilhar um conjunto de estratégias práticas que podem ser aplicadas em várias disciplinas e contextos, para criar salas de aula mais inclusivas, dinâmicas e atrativas.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Promover estratégias inclusivas através da arte, música e dança. - Estimular a criatividade, a motivação e o bem-estar dos alunos. - Capacitar professores para criar atividades criativas e adaptadas à diversidade.

Conteúdos

- O papel da arte, música e dança no processo de ensino-aprendizagem - Estratégias criativas para promover motivação, autoestima e autonomia - Exemplos de atividades práticas interdisciplinares - Reflexão e partilha de experiências para aplicação em diferentes disciplinas

Metodologias

- Apresentação de uma apresentação para contextualização teórica. - Partilha de experiências do curso Erasmus+ e reflexão conjunta com os participantes. - Aprendizagem ativa através de atividades práticas de arte, música e movimento. - Discussão e síntese final, promovendo a troca de ideias e sugestões. BIOGRAFIA: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1045923.pdf https://www.academia.edu/37495409/Movement_and_Dance_in_the_Inclusive_Classroom https://www.learner.org/series/the-arts-in-every-classroom-a-video-library-k-5/leadership-team/

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação de Formação

Observações

Critérios de Seleção: - 1º Docentes da Escola Secundária D. Dinis. - 2.º Docentes das Escolas Associadas do CFAE MINERVA.

Formador

Augusto Fonseca Nogueira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 15-10-2025 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 15-10-2025
Fim: 15-10-2025
Acreditação: ACD03 - 25-26
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Secundária D. Dinis

INSCREVER-ME