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ACD04 - Stress e estratégias de alívio e bem-estar para professores turma ACD04 - 25-26

Apresentação

Num ambiente cada vez mais exigente e desafiador, o professor debate-se com a necessidade de prover ao seu desenvolvimento profissional, num difícil equilíbrio entre alguma insatisfação profissional e a função docente, para a qual se torna indispensável a formação contínua, vista, de acordo com a legislação em vigor, como um direito, mas também como um dever. Em virtude das necessidades identificadas numa escola que se pretende “sem muros”, considera-se importante replicar os conhecimentos adquiridos no que respeita à importância do bem-estar dos professores, bem como à partilha de estratégias efetivas para auxiliar na gestão do stress e simultaneamente reduzir o esgotamento profissional «burnout», com vista a melhorar a saúde física e mental, a felicidade e o desempenho na atividade docente. Estas estratégias facilitam a promoção de um ambiente de sala de aula positivo e, simultaneamente, de apoio ao bem-estar dos discentes, refletindo-se numa maior eficácia do processo de ensino/aprendizagem. Esta formação mostra-se útil e enriquecedora, independentemente das disciplinas e dos níveis de ensino, dada a sua transversalidade e abrangência. Nesta linha de pensamento, a presente proposta de formação visa fomentar uma cultura de partilha alargada, dentro do universo escolar, quer através de workshops com professores, quer em situação concreta de sala de aula, ou ainda por intermédio de plataformas digitais.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

i) Identificar os sintomas de stress; ii) Questionar as causas do stress; iii) Avaliar e gerir o seu próprio stress; iv) Conhecer e experimentar técnicas básicas de alívio do stress e da ansiedade; v) Promover melhoria nos hábitos de sono e nutrição, através da adoção de pequenas mudanças no estilo de vida quotidiano.

Conteúdos

I - Respiração e relaxamento. II - Meditação e Yoga. III - Sono – rotinas diárias e hábitos para dormir melhor.

Metodologias

i) Apresentações multimédia ii) Partilha de dinâmicas de grupo III) Brainstorming iV)Técnicas de relaxamento v) Técnicas de meditação para redução do stress N.B. Aconselha-se o uso de roupa e calçado confortável durante a realização das atividades. BIOGRAFIA: • Benson, H., & Proctor, W. (2010). «Relaxation Revolution: The Science and Genetics of Mind Body Healing». • Davidson, R. J., & McEwen, B. S. (2012). «Social Influences on Neuroplasticity: Stress and Interventions to Promote Well-Being». • Schultz, J.H.(2024). Inventor of Autogenic Training. DOI:10.1007/978-3-031-55102-4_21. In: Edzard, E. (2024). «Bizarre Medical Ideas» (pp.149-156). • Kabat-Zinn, J. (2003). “Mindfulness-Based Interventions in Context: Past, Present, and Future.” Clinical Psychology: Science and Practice. • National Sleep Foundation https://www.thensf.org/sleep-tips/?utm_source

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação.

Observações

Critérios de Seleção: 1.º Docentes da Escola Secundária D. Dinis; 2.º Docentes das Escolas Associadas do CFAE Minerva.

Formador

Margarida Paula Matos Carrington da Costa Delícias de Lemos

Início: 17-10-2025
Fim: 17-10-2025
Acreditação: ACD04 - 25-26
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Secundária D. Dinis

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