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AFEKUI - Mentorias para uma Educação Inclusiva e Multissensorial turma AFEKUI01

Apresentação

A escola atual enfrenta o desafio constante de responder à crescente diversidade cultural, linguística, funcional e socioeconómica dos alunos, promovendo uma educação equitativa e de qualidade para todos (ODS 4). Persistem, no entanto, lacunas na utilização de métodos e materiais com Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), que garantam o acesso de todos os alunos à aprendizagem, num ambiente o menos restritivo possível. Em Portugal, cerca de 20% das crianças apresentam dificuldades na leitura e escrita (EMPIS, 2017). A investigação tem evidenciado que metodologias multissensoriais, baseadas em princípios do DUA e alinhadas com a neurociência cognitiva, potenciam a alfabetização e o sucesso escolar de todos os aprendentes (Rose, 2000; Brites, 2020; Dehaene, 2022). Esta formação pretende capacitar os docentes, através de processos de mentoria, para a aplicação de estratégias multissensoriais e inclusivas, com recurso a diferentes formas de representação e expressão (grafia convencional, Braille, LGP, abordagem fonética), promovendo a literacia emergente e a inclusão.

Destinatários

Professores dos grupos de recrutamento 100, 110, 910, 920 e 930

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 100, 110, 910, 920 e 930. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 100, 110, 910, 920 e 930.

Objetivos

- Compreender o impacto das metodologias multissensoriais na aprendizagem. - Conhecer os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). - Identificar estilos de aprendizagem e formas de processamento da informação. - Explorar métodos de leitura e escrita adequados a todos os aprendentes. -. Aplicar práticas inclusivas com Braille, LGP e estratégias fonológicas. -. Planificar atividades flexíveis e personalizadas em sala de aula. - Promover a mentoria colaborativa na implementação de práticas inclusivas.

Conteúdos

Módulo I – Metodologias multissensoriais e inclusivas: impacto na aprendizagem 1.1. Enquadramento teórico das metodologias multissensoriais e inclusivas; 1.2. Importância da diversificação de estratégias na promoção da equidade; 1.3. Análise e reflexão sobre práticas pedagógicas em contexto real. Módulo II – O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e a abordagem multissensorial 2.1. Princípios do DUA: representação, expressão e envolvimento; 2.2. Integração do DUA em contextos diversificados de aprendizagem; 2.3. Estudo de casos e partilha de experiências pedagógicas. Módulo III – Neurociência, estilos de aprendizagem e flexibilização curricular 3.1. Como o cérebro aprende: contributos da neurociência cognitiva; 3.2. Estilos sensoriais e processamento da informação (visual, auditivo, tátil/cinestésico); 3.3. Estratégias para a flexibilização do currículo com base no DUA. Módulo IV – Leitura e escrita: abordagem multissensorial e fatores facilitadores 4.1. Aquisição da fala, leitura e escrita: métodos globais, sintéticos e mistos; 4.2. Competências facilitadoras: consciência fonológica, perceção visual e auditiva, memória, motricidade fina e competências socioemocionais. Módulo V – DUA e práticas inclusivas de literacia 5.1. Aplicação de metodologias DUA na promoção da linguagem, leitura e escrita; 5.2. Introdução ao Código Braille na aprendizagem de alunos cegos; 5.3. A Língua Gestual Portuguesa (LGP) como recurso inclusivo para surdos e ouvintes; 5.4. Fonética e fonologia como ferramentas de intervenção e sinalização precoce. Módulo VI – Mentoria e planeamento de práticas pedagógicas inclusivas 6.1. Planificação participada e flexível das atividades de sala de aula; 6.2. Envolvimento dos alunos nos seus percursos de aprendizagem e objetivos pessoais; 6.3. Diversificação de atividades e recursos culturalmente e pedagogicamente relevantes; 6.4. Estratégias de mentoria colaborativa entre docentes para a promoção da inclusão. Autoavaliação e reflexão final sobre a prática profissional.

Metodologias

Serão usadas metodologias que fomentem a pro-atividade dos formandos e que conjugue as exposições com atividades de prática: Expositivo / Demonstrativo / Aplicações Práticas As sessões decorrerão com base num pluralismo metodológico, com o recurso a estratégias diversificadas, significativas e motivadoras, de forma a garantir o desenvolvimento dos objetivos delineados, numa vertente teórico/prática, a saber: - Sessões expositivas; - Utilização de elementos multimédia; - Apresentação e discussão de vídeos; - Pesquisa online; - Grupos de discussão; chat, fóruns; - Sessões práticas de partilha de experiências; - Trabalhos de grupo.

Avaliação

Os/As formandos/as serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho no 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos/as formandos/as depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial. A avaliação dos Formandos decorre em conformidade com o Regime Jurídico da Formação Contínua, nº2 do artº do ECD, aprovado pelo Decreto-Lei nº 15/2007, de 19 de janeiro e a carta circular CCPFC-3-2007-Setembro. A avaliação do desempenho dos formandos tem em conta os seguintes parâmetros: - Participação nas sessões (qualidade das intervenções e do trabalho desenvolvido no decorrer da acção); - Trabalho individual de aplicação de conhecimentos. Com os seguintes Critérios de avaliação: - Empenho e participação nas sessões (25%) - Trabalhos produzidos e participação nas sessões (25%) - Reflexão crítica individual sobre a formação vivenciada e as aprendizagens obtidas/consolidadas em cada módulo da formação (50%)

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação de Formação

Bibliografia

Alves, M. M., Ribeiro, R., & Simões, F. (2013). Universal design for learning (UDL): Contributos para uma escola para todos. Tecnologias da Informação em Educação, Indagatio Didactica, 5(4), 121-146.Ainscow, M., & Miles, S. (2013). Desarrollando sistemas de educación inclusiva. Cómo podemos hacer progressar las políticas de educación? In C. Giné (Coord.), D. Duran, J. Font, & E. Miquel, La educación inclusiva. De la exclusion a la plena participación de todo el alumnado. Barcelona: Horsori Editorial, S.L.King-Sears, M. (2009). Universal Design for Learning: Technology and pedagogy. Learning Disabilities Quartely, 32, 199- 201.Oliveira, R. (2018). Intervenção Multissensorial numa criança com dificuldades de aprendizagem. Tese de Mestrado. Escola Superior de Educação de Coimbra.Sim-Sim, I. (2009). O Ensino da Leitura: A Decifração. Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular. Lisboa: Ministério da Educação.

Observações

Critérios de Seleção: 1.º

Formador

Celmira da Conceição Madureira Macedo

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-10-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
2 23-10-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
3 05-11-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
4 19-11-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
5 03-12-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
6 14-01-2026 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
7 28-01-2026 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
8 11-02-2026 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
9 25-02-2026 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
10 11-03-2026 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
11 25-03-2026 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
12 22-04-2026 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
13 06-05-2026 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
14 20-05-2026 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
15 02-06-2026 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
Início: 08-10-2025
Fim: 27-05-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-135657/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 30 h
Local: Plataforma ZOOM/ moodle