
ACD05 - Os Manuais Digitais Interativos: ecossistema digital de aprendizagem ativa turma ACD05 -25-26
Apresentação
Esta proposta de formação tem por objetivo dotar os professores das competências necessárias para explorarem os manuais digitais interativos, os conteúdos educativos digitais e as ferramentas de edição e personalização de recursos, disponibilizados na Escola Virtual. Tendo em conta o desenvolvimento das competências transversais definidas no PASEO, os recursos e funcionalidades da Escola Virtual serão abordados como facilitadores da implementação de metodologias ativas, através de estratégias como o trabalho de projeto, a flexibilidade curricular, a sala de aula invertida e a gamificação na aprendizagem, entre outras. Serão ainda exploradas as ferramentas digitais de apoio à aprendizagem e à inclusão de alunos com necessidades específicas de aprendizagem, assim como as funcionalidades de acompanhamento e monitorização das aprendizagens. Os recursos e funcionalidades disponibilizados aos alunos na Escola Virtual serão também abordados na perspetiva do seu potencial para a aprendizagem autónoma dos estudantes.
Destinatários
Professores do 7.º ano do Ensino Básico
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Refletir sobre a urgência de metodologias inovadoras, que potenciem uma postura ativa na construção de conhecimento. Reconhecer as mais-valias da utilização dos recursos educativos digitais na abordagem aos conteúdos programáticos. Explorar recursos educativos digitais com percursos orientados: sequências de aprendizagem e manuais digitais. Produzir recursos de aprendizagem personalizados a partir da edição de conteúdos multimédia disponibilizados na plataforma e de materiais de múltiplos formatos selecionados pelos professores. Criar momentos de avaliação desafiantes e motivadores, recorrendo a ferramentas de criação de perguntas e a um banco de questões totalmente flexível e passível de customização. Integrar ferramentas de comunicação e aprendizagem colaborativa no processo de ensino-aprendizagem. Integrar funcionalidades promotoras da compreensão da leitura adaptadas a alunos com necessidades específicas de aprendizagem e alunos estrangeiros que aprendem novos idiomas. Usar a gamificação para promover a mobilização de conhecimentos por parte dos alunos em diferentes contextos. Analisar e monitorizar as aprendizagens através de relatórios de desempenho dos alunos disponibilizados na Escola Virtual. Utilizar as ferramentas que permitem dar aos alunos um feedback individualizado para orientar as aprendizagens e fazer avaliação formativa, com opção de utilização da Inteligência Artificial (IA). Refletir sobre as mais-valias da plataforma Escola Virtual e projetar o impacto da rentabilização da mesma nas práticas pedagógicas individuais.
Conteúdos
1. Apresentação. Abordagem inicial à plataforma e às apps 1.1. Acesso à Escola Virtual no perfil de professor e no perfil de aluno. 1.2. Acesso à Escola Virtual no telemóvel ou no tablet através da APP EV. 1.3. Acesso aos Manuais Digitais em ambiente offline através da APP EV Smart Book. 2. Biblioteca| Manuais da disciplina 2.1. Exploração complementar dos Manuais Digitais e dos conteúdos multimédia a eles associados, tanto na vertente online como através da App EV Smart Book. 2.2. Manual Interativo Tudo em 1: exploração das novas funcionalidade e ferramentas. 3. Disciplinas| Recursos 3.1. Exploração e produção de recursos educativos digitais. 3.1.2. Recursos Educativos Digitais de múltiplos formatos na área Recursos da disciplina. 3.1.3. Recursos Educativos Digitais: pesquisa, e seleção e partilha imediata. 3.1.4. Os meus recursos: pastas personalizadas. 3.1.5. Produção de recursos personalizados: criação de sequências de aprendizagem utilizando conteúdos multimédia disponibilizados na área Recursos, bem como a materiais disponíveis na internet ou criados pelo próprio professor. 3.2. Criação de recursos de avaliação. 3.2.1. Conceção de testes/fichas de avaliação com recurso a questões pré-definidas passíveis de personalização e a questões novas integradas pelo professor na plataforma. 3.2.2. Criação de quizzes e outras estratégias de gamificação para promover a mobilização e a aferição de conhecimentos. 3.3. Partilha e interação com os alunos. 3.3.1. Disponibilização de recursos de aprendizagem aos alunos. 3.3.2. Atribuição de tarefas. 3.3.3. Partilha de recursos e tarefas através da Escola Virtual e de outras plataformas: Google Classroom Microsoft Teams. 4. Avaliação, feedback e monitorização do desempenho do aluno 4.1. Monitorização do desempenho dos alunos em trabalho autónomo. 4.2. Avaliação das tarefas propostas aos alunos. 4.3. Exportação e análise de relatórios de desempenho. 4.4. Feedback personalizado e avaliação, com opção de recurso à IA. 5. Perfil do aluno 5.1. Aprendizagem autónoma. 5.1.1. Exploração do perfil do aluno numa perspetiva de autonomia na aquisição das aprendizagens. 5.1.2. Recursos: exploração dos recursos de autoaprendizagem disponibilizados na área aprender e testar. 5.2. Aprendizagem orientada. 5.2.1. Atribuição de tarefas: visualização de recursos e realização de trabalhos propostos pelo professor. 5.2.2. Monitorização das aprendizagens realizadas pelos alunos e o papel do professor como facilitador e orientador. 5.3. Análise dos relatórios de validação de tópicos. 5.4. Pesquisa de recursos complementares. 5.5. Desafios, pontos e medalhas 6. Novas estratégias de ensino-aprendizagem 6.1. Sala de aula invertida (Flipped Classroom). 6.1.1. Explorar as potencialidades da Escola Virtual na implementação da metodologia da sala de aula invertida. 6.1.2. Atribuição de recursos educativos digitais para exploração autónoma dos alunos. 6.1.3. Estratégias ativas de avaliação das aprendizagens. 6.2. Gamificação. 6.2.1. O papel das estratégias de gamificação nas dinâmicas pedagógicas. 6.3.1. Exploração das soluções de gamificação da Escola Virtual: pontos e medalhas, Escape Rooms, Quiz EV, SOS Terra; Eu Leio; Trivial; Jogo da Glória. 6.4. Metodologia baseada em projetos - Área de Projetos. 6.4.1. Exploração geral dos projetos associados aos Manuais Digitais (escolha orientada por disciplina/manual), tanto na vertente online como através da App EV Smart Book, acedendo diretamente pelo MD ou pela área de projetos na EV. 6.4.2. Exploração das tipologias de projeto e respetivas competências a desenvolver. Desafios Orientado ou Aberto. Projeto de investigação. Projeto de investigação com atividade experimental. Aprendizagem com atividades práticas (A2P). Aprendizagem com projeto de Prova de Aptidão Profissional. Aprendizagem com Formação em Contexto de Trabalho. 6.4.3. Avaliação, feedback e monitorização do desempenho do aluno. 6.4.4. Monitorização das várias fases do projeto, onde o Professor tem acesso ao que os alunos foram preenchendo, podendo dar feedback imediato e ir desbloqueando tarefas à medida que o aluno vai progredindo. 6.4.5. Exportação e análise de relatórios de desempenho. 6.4.6. Feedback personalizado e momentos de avaliação. 6.4.7. Reflexão, autoavaliação e metacognição sobre os conteúdos aprendidos e as competências desenvolvidas. 6.5. Flexibilidade curricular. 6.5.1. Reflexão conjunta sobre o papel da Escola Virtual na implementação da Autonomia e Flexibilidade Curricular. 6.5.2. Pesquisa e seleção de recursos na Escola Virtual, com vista à criação de um recurso interdisciplinar no âmbito de um DAC.
Metodologias
A formação decorrerá em regime presencial, promovendo a interação direta entre os participantes e a formadora. Serão propostas atividades que incentivam o trabalho individual e em grupo, com recurso a exercícios interativos e momentos de reflexão orientada. A abordagem privilegiará a aplicação prática dos conteúdos, numa ligação estreita com os contextos profissionais dos participantes. A sessão incluirá espaços dedicados à partilha de experiências e à discussão coletiva, promovendo o diálogo e o enriquecimento mútuo. O acompanhamento e o esclarecimento de dúvidas serão realizados ao longo da sessão, com possibilidade de apoio adicional após a formação, sempre que necessário.
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação
Observações
Prioridade Exclusiva para os docentes do AE Martim de Freitas
Formador
Luís Miguel da Silva Gonçalves
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 17-09-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |