
ACD06 - Contributos para o ensino da leitura e escrita: debatendo práticas pedagógicas inclusivas para não deixar ninguém para trás turma ACD06 - 25-26
Apresentação
A leitura e a escrita representam o pilar em que assenta a aprendizagem académica, um portal para a inclusão. Contudo, para alguns alunos, aprender a ler é difícil. Para eles, esta aprendizagem carece de estratégias diferenciadas que possam ir ao encontro das suas necessidades. Muitas vezes, “há um longo caminho desde o primeiro contacto com as letras até à descodificação autónoma das palavras e à sua compreensão”. O ensino da leitura nos primeiros anos de escolaridade constitui assim um dos principais desafios dos professores, exigindo conhecimentos sobre desenvolvimento da linguagem e métodos de instrução eficazes. Os professores de Educação Especial em articulação com os docentes titulares de turma implementam estratégias e metodologias que auxiliam a automatização dos mecanismos de leitura. O sucesso deste trabalho carece de um conhecimento cientificamente validado e de experiência. Assim, com esta formação pretende-se contribuir para a partilha, o reforço e o enriquecimento dos conhecimentos dos professores do primeiro ciclo e da Educação Especial, discutindo e refletindo sobre práticas pedagógicas inclusivas.
Destinatários
Docentes do 1.º CEB e Educação Especial.
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Conhecer os componentes da leitura e escrita; - Divulgar práticas pedagógicas de sucesso na leitura; - Refletir na importância da individualização da instrução, com base nos dados de avaliação; - Discutir e refletir sobre as potencialidades da integração de métodos multissensoriais (i.e., utilização de gestos articulatórios para fortalecer a consciência fonémica); - Contribuir para criar dinâmicas de trabalho colaborativo que favoreçam a reflexão e partilha de práticas pedagógicas.
Conteúdos
- Enquadramento teórico: componentes da leitura e escrita; - Apresentação breve de algumas metodologias de ensino da leitura e escrita; - Exploração de materiais pedagógicos digitais/plataformas/aplicações; - Importância do ensino explícito e sistemático; - Estruturação de uma aula de apoio à aprendizagem da leitura.
Metodologias
- Exposição; - demonstração; - recursos didáticos; - estudo de caso
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação de Formação
Observações
Prioridade: 1.º Docentes do A E Martim de Freitas, por ordem de inscrição. 2.º Docentes das Escolas Associadas do CFAE Minerva, por ordem de inscrição.
Formador
Anabela Ruas de Oliveira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-10-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |