
ACD11ND - O EKUIza-te na prática - Não Docentes turma ACD11ND - 25-26
Apresentação
Consideramos necessária uma reflexão consistente e partilhada do Dec-lei 54 de 2018, ajustado às orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, ao Programa e Metas Curriculares da Aprendizagem do 1º Ciclo do Ensino Básico, assim como às Aprendizagens Essenciais, enquanto documentos de orientação curricular base, na planificação, realização e avaliação do ensino e da aprendizagem, conducentes ao desenvolvimento das competências inscritas no Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Esta reflexão terá por base o Plano de Ação para a Educação (2021-2027), que define a visão da Comissão Europeia para uma educação de elevada qualidade, inclusiva e acessível.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e Educação Especial
Objetivos
1. Conhecer metodologias multissensoriais inclusivas 2. Saber implementar programas e estratégias diversificadas e inclusivas 3. Desenvolver estratégias baseadas nos princípios DUA (representação, expressão e envolvimento) para desenvolver as habilidades de aprendizagem da consciência fonológica, leitura, da escrita e da comunicação; 4. Identificar barreiras à aprendizagem e intervir nas dificuldades de aprendizagem de forma precoce.
Conteúdos
1- Fundamentação teórica das metodologias multissensoriais 2- O Desenho Universal para a Aprendizagem; 3- Implementação de Metodologias, métodos e estratégias de aprendizagem multissensorial e inclusiva.
Metodologias
Teórico-prática, expositiva.
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação de Formação.
Observações
Critérios de Seleção: - Educadoras / Professoras abrangidas no Projeto EKUIza-te
Formador
Celmira da Conceição Madureira Macedo
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 24-09-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |