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ACD13 - O contributo da Dança na Escola para o Bem estar dos alunos turma ACD13 25-26

Apresentação

A ação “O contributo da Dança na Escola para o Bem-Estar dos Alunos” justifica-se pela importância da promoção do bem-estar e da saúde integral no contexto educativo, em consonância com o PASEO e as Aprendizagens Essenciais. A Dança, enquanto prática artística, cultural e motora, constitui uma ferramenta privilegiada para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos alunos, potenciando a inclusão, a cooperação e a valorização da diversidade cultural. A formação visa dotar os professores de estratégias práticas e criativas para integrar a Dança no quotidiano escolar, não só como expressão artística, mas também como recurso pedagógico motivador. A abordagem prática e multicultural, através de danças tradicionais portuguesas e internacionais, reforça a consciência para uma escola aberta, inclusiva e global. A ação promove ainda a ligação escola-comunidade e incentiva a criação de projetos artísticos e interculturais que respondam às necessidades atuais dos alunos e das escolas.

Destinatários

Professores de Educação Física

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Estimular a reflexão sobre a importância Dança na escola, no desenvolvimento integral e harmonioso das crianças. Proporcionar aos formandos um contacto direto (prático) com a dança, nomeadamente através das danças sociais. Promover desenvolvimento de competências de conceção de projetos e iniciativas escolares baseados na Dança. Favorecer o recurso mais frequente à Dança, através do desenvolvimento de capacidades criativas, recriação de movimentos e de formas coreográficas. Proporcionar aos formandos um contacto direto com algumas Danças de várias épocas e de diferentes culturas, apelando à consciencialização para uma escola multicultural. Fornecer estratégias práticas de atuação, transmitir incentivo e motivação para que os/as formandos/as fiquem munidos de experiências e conhecimentos e sejam capazes de implementar a Dança no seu ensino.

Conteúdos

1.Enquadramento da Dança na Escola. Sistemática terminológica e estruturação curricular; articulação com dimensões e competências inscritas no PASEO e Aprendizagens Essenciais. 2.Ações Motoras básicas: Deslocamentos; Gestos; Voltas; Saltos; Posturas; Trabalho de Interpretação (o fazer); Trabalho de Análise coreográfica (o apreciar); Trabalho de Composição coreográfica (o criar); Construção de pequenas frases de movimento a pares ou em pequenos grupos, com base nas cinco ações motoras. 3.Danças de Apresentação/ tradicionais - Portugal e Mundo.

Metodologias

Demonstração e Aplicação Prática

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação

Observações

Critérios: - Professores dos grupos de recrutamento 260 e 620

Formador

Paula Maria da Silva Ruas

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 01-10-2025 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 01-10-2025
Fim: 01-10-2025
Acreditação: ACD13 - 25-26
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Sala de Dança - AEMF