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AFC04 - Arranjos Musicais turma AFC04

Apresentação

São escassas as propostas de formação creditada, com enfoque em conteúdo científico musical, para um público-alvo abrangente: Ensino Artístico Especializado de Música, Educação Musical e Música A competência específica de elaborar um arranjo musical para uma melodia é um aspecto pouco desenvolvido na formação de base dos professores de Música, onde predominam as técnicas de composição erudita de períodos específicos da História da Música. Há raras práticas de elaboração de novos arranjos por parte dos próprios professores. Com vista ao incentivo à criação de novos materiais e a uma preparação mais criativa dos repertórios musicais a incluir em eventos escolares (nomeadamente em audições de classes de conjunto) propõe-se esta formação em arranjos musicais.

Destinatários

Professores de Música - Professores de M1 a M32 e M38, 250 e 610

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Música - Professores de M1 a M32 e M38, 250 e 610. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Música - Professores de M1 a M32 e M38, 250 e 610.

Objetivos

a. Elaborar arranjos musicais de canções, usando cânones com uma única função harmónica e com progressões harmónicas; b. Elaborar arranjos musicais de canções usando polirritmias a duas e a quatro partes. c. Elaborar arranjos musicais usando conteúdos musicais extraídos da própria melodia

Conteúdos

a. Enquadramento Teórico [3h] i. O sistema tonal, suas características ii. Harmonia diatónica e ciclos harmónicos Tonais iii. Harmonia tonal cromática iv. O Sistema modal, os modos e suas características v. Harmonia Modal b. Canon [8h] i. Cânon com uma única função harmónica ii. Cânon com quatro funções harmónicas c. Polirritmia [8h] i. Balanços e padrões rítmicos de compassos simples, compostos e mistos ii. Polirritmia a duas partes iii. Polirritmia a quatro partes d. Extrapolação de conteúdos musicais da própria melodia [6h]

Metodologias

a. Enquadramentio Teórico 3 horas teóricas b. Elaboração de Arranjos com Canon 8 horas teórico/práticas c. Elaboração de Arranjos com Polirritmia 8 horas teórico/práticas d. Elaboração de Arranjos com conteúdos extraídos da própria melodia 6 horas teórico/práticas

Avaliação

Serão elaborados 3 trabalhos individuais intermédios e um trabalho final com as seguintes ponderações: a. Arranjo Canon - 20% b. Arranjo Polirritmia - 20% c. Arranjo conteúdos da melodia- 20% d. Arranjo Final - 40%

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação

Bibliografia

BOCHMAN, Christopher, A Harmonia do Tonalismo, Lisboa, Juventude Musical Portuguesa, 2003 GUEST, Ian, Arranjo - Método prático (3 volumes), Rio de Janeiro, Ed. Lumiar, 1996 SCHOENBERG, Arnold, Structural Functions of Harmony, London, Faber and Faber, 1999

Formador

Artur José Seabra David Fernandes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 11-10-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 11-10-2025 (Sábado) 14:30 - 18:30 4:00 Presencial
3 18-10-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
4 18-10-2025 (Sábado) 14:30 - 18:30 4:00 Presencial
5 25-10-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
6 25-10-2025 (Sábado) 14:30 - 19:30 5:00 Presencial
Início: 11-10-2025
Fim: 25-10-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-116724/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Academia de Artes Rubato