567

ACD14A - 4º Encontro Educação Pela Arquitetura - Parte I turma ACD14A - 25-26

Apresentação

A Rede Educação Pela Arquitetura (EPA) reúne e dá a conhecer projetos nacionais que trabalham em torno da educação na sua relação com a arquitetura e o ambiente construído. A arquitetura oferece um enorme campo de possibilidades enquanto ferramenta educativa. Ao refletirmos sobre o mundo que nos rodeia e sobre a nossa relação com os lugares que habitamos, podemos envolver toda a sociedade na construção de cidades melhores. Com o apoio do Plano Nacional das Artes, este evento anual com formação acreditada para professores de todos os ciclos de ensino, visa a partilha de práticas pedagógicas inovadoras em torno da arquitetura e do ambiente construído, contando com a participação de projetos educativos nacionais.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Promover a reflexão sobre o papel da arquitetura e do espaço na educação e na formação de cidadãos mais conscientes, criativos e participativos. Valorizar a arquitetura como prática educativa e como instrumento de transformação social. Fomentar o diálogo entre educadores, arquitetos e comunidades educativas, integrando a dimensão espacial na construção de ambientes de aprendizagem significativos.

Conteúdos

PARTE I | ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO PELA ARQUITETURA 1. Abertura do encontro | Patrícia Viegas Nascimento, Fundação Bissaya Barreto 2. Rede Educação pela Arquitetura | Margarida Louro, EPA e FA Junior 3. Que Espécie de Espaço Criamos? O Espaço como Agente de Transformação Social | Mª João Tudela e António Cerdeira, Plano Nacional das Artes 4. Educação e Cidadania | Alexandre Resende, Fundação Serra Henriques 5. Arquitetura como prática educativa: o contributo da Arte Central para a formação contínua de docentes | Marta Ornelas, Arte Central 6. Debate

Metodologias

Partilha de práticas pedagógicas inovadoras em torno da arquitetura e do ambiente construído, contando com a participação de projetos educativos nacionais.

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação de Formação

Anexo(s)

Programa - Parte I

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 17-10-2025 (Sexta-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
Início: 17-10-2025
Fim: 17-10-2025
Acreditação: ACD14A - 25-26
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Colégio Bissaya Barreto

INSCREVER-ME