
AFC07 - Do Território à Sala de Aula - Projetos Educativos pelo Turismo - GERA T turma AFC07 - 25-26
Apresentação
A ação de formação GERAt surge da necessidade premente de capacitar os docentes do 2º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário com estratégias pedagógicas inovadoras, interdisciplinares e alinhadas com os desafios contemporâneos da educação. O projeto GERAt tem como principal objetivo integrar o turismo no contexto escolar, reconhecendo-o como uma poderosa ferramenta educativa na promoção da cidadania, da sustentabilidade ambiental, social e económica e da inclusão, e na criação de ambientes de aprendizagem ativa e colaborativa. Ao explorar os recursos turísticos e culturais locais como ponto de partida para a aprendizagem, o projeto promove a valorização do território, a participação cívica e o desenvolvimento de competências essenciais nos alunos, alinhadas com o PASEO.Esta formação de 25 horas pretende consolidar e aprofundar práticas pedagógicas centradas na metodologia do projeto GERAt, proporcionando aos docentes conhecimentos, metodologias e recursos, como o jogo pedagógico e a abordagem pelo turismo responsável, sustentável e inclusivo, que incentivam a criação de projetos escolares significativos, contextualizados e com impacto real nas comunidades. A ação promove, ainda, o trabalho colaborativo entre professores de diferentes disciplinas e a articulação entre escola e comunidade, favorecendo ambientes de aprendizagem ativos, integradores e orientados para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Destinatários
Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Reconhecer o potencial educativo do turismo como veículo de aprendizagem interdisciplinar e cidadania. Capacitar os docentes para o planeamento e implementação de projetos educativos com base no Projeto GERAt. Desenvolver competências de cocriação e design thinking com base no território e atores locais. Estimular a utilização de recursos inovadores, como o jogo GERAt, na construção de aprendizagens significativas. Fomentar práticas de avaliação orientadas para os ODS e o conceito de cidadão-turista.
Conteúdos
1. Da Sala de Aula ao Território: O Potencial Pedagógico do Turismo na Educação para o Desenvolvimento Sustentável" ● Sinergias na articulação TurismoEducação. ● O turismo ao serviço da educação: Turismo como suporte do desenvolvimento integral dos cidadãos, enquanto turistas e/ou membros da comunidade; educação para a Cidadania através do Turismo; o turismo educativo. ● A educação como base da construção de um turismo mais sustentável e regenerativo: o turismo como ferramenta para intervenção cívica na comunidade, na persecução dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável; o conceito do Cidadão Turista. ● Oportunidades de aprendizagem com base no conceito de turismo, temas estruturantes da atividade turística e sua articulação curricular. ● A emergência de uma nova relação turismo-educação, consubstanciada na dinamização de projetos estruturados que se destinam a diversas comunidades educativas. 2. GERAt: Gerando Competências e Talento pelas Parcerias Educativas com o Turismo e o Território ● Articulação da temáticas globais, transversais, subtemas e objetivos do Turismo no contexto do currículo nos diferentes ciclos e níveis de educação e ensino; ● Pedagogias baseadas no pensamento sistémico e PBL em programas educativos sobre turismo; a importância da participação ativa dos atores da comunidade nos processos e cocriação e coinovação de projetos no âmbito da educação pelo e para o turismo; matriz pedagógica de suporte às práticas educativas no âmbito do referencial do turismo para a educação. 3. GERAt na Prática: Um Jogo a Três Tempos para Despertar o Potencial Educativo do Turismo na Sala de Aula ● Jogos de tabuleiro no ensino formal e não formal: conceitos, benefícios e melhores práticas. ● Jogo de tabuleiro na construção de projetos interdisciplinares relacionados com a atividade turística. ● GERAt - da matriz pedagógica a um jogo a três tempos. ● Cocriação no contexto do turismo e educação: metodologias colaborativas envolvendo stakeholders para criar soluções inovadoras e adaptadas à realidade territorial. ● Atividade prática de utilização do jogo. 4. Sinergias entre Educação e Turismo: Contributos e Impacto nas Comunidades (escolares) e no Território Impacto do projeto GERAt nas comunidades escolares e no território: Análise dos resultados e boas práticas na integração do turismo como contexto e ferramenta pedagógica Contribuição dos projetos educativos com base no turismo para os ODS O conceito de cidadão-turista e a sua integração na educação: Reflexão sobre a importância de promover nos alunos uma consciência crítica sobre o papel do turismo no desenvolvimento local e global, incentivando a adoção de comportamentos responsáveis e sustentáveis. Turismo como território educativo: reflexão sobre como as metodologias colaborativas envolvendo o turismo podem promover projetos educativos inovadores, adaptados às especificidades do território.
Metodologias
Serão utilizadas metodologias ativas e participativas: exposições interativas, world café, exercícios de design thinking, dinâmicas colaborativas, aprendizagem baseada em projetos e cocriação de recursos. As sessões síncronas serão de caráter interativo e reflexivo, enquanto as sessões assíncronas serão dedicadas ao desenvolvimento dos projetos educativos. A formação culmina com a apresentação em pitch. Serão usadas metodologias que fomentem a proatividade dos formandos e que conjuguem as exposições com atividades de prática.
Avaliação
Os/As formandos/as serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho no 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos/as formandos/as depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial. A avaliação dos Formandos decorre em conformidade com o Regime Jurídico da Formação Contínua, nº2 do artº do ECD, aprovado pelo Decreto-Lei nº 15/2007, de 19 de janeiro e a carta circular CCPFC-3-2007-Setembro. A avaliação do desempenho dos formandos tem em conta os seguintes parâmetros: - Participação nas sessões (qualidade das intervenções e do trabalho desenvolvido no decorrer da acção); - Trabalho individual de aplicação de conhecimentos. Com os seguintes Critérios de avaliação: - Empenho e participação nas sessões (25%) - Trabalhos produzidos e participação nas sessões (25%) - Reflexão crítica individual sobre a formação vivenciada e as aprendizagens obtidas/consolidadas em cada módulo da formação (50%)
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação de Formação
Bibliografia
Amorim, C. L., & Souza, M. A. (2020). Turismo e educação: Diálogos e ações pela cidadania. Revista Memória em Rede, 12(22), 118. https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/Memoria/article/view/26075/19218Baker, S., & Forsyth, T. (2020). Tourism, Education, and Social Change. Channel View Publications. UNESCO (2017). Education for Sustainable Development Goals: Learning Objectives. UNESCO Publishing.Beers, S. (2011). Interdisciplinary and transdisciplinary methods in education: Understanding the boundaries. International Journal of Educational Development, 31(6), 615-625. https://doi.org/10.1016/j.ijedudev.2011.03.007ONeill, M., & McManus, M. (2017). Competencies for sustainable tourism development: Developing a holistic approach to teaching tourism. Journal of Sustainable Tourism, 25(8), 11201135. https://doi.org/10.1080/09669582.2017.1342909Tchmolo, M. L., Gonzaga, C. A. M., Putini, F. V. D., Maganhotto, R. F., & Knorek, R. (2024). Proposta de um novo conceito para turismo sustentável, à luz dos saberes de cidadania global e desenvolvimento sustentável. Turismo: Visão e Ação, 26, Artigo e20056. https://doi.org/10.14210/tva.v26.20056
Observações
Critérios de Seleção: 1.º - Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário das Escolas Associadas do CFAE MINERVA; 2.º - Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário das outras Escolas.
Formador
Nuno Miguel Ferreira Simões
Vera Margarida Rico da Silva Cunha
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 11-11-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 13-11-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 18-11-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 20-11-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
5 | 25-11-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
6 | 27-11-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 02-12-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
8 | 09-12-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
9 | 10-12-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |