594

AF43 - Potencializando a Educação com ERASMUS+ e eTwinning: Estratégias de Cooperação e Inovação turma AF43 - 25-26

Apresentação

O eTwinning é uma Ação do Programa Erasmus + da União Europeia. Tem como principal objetivo criar redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias de todos os ciclos e níveis de ensino, regular ou profissional, públicas ou privadas, que se inscrevam no Portal. Para isso, é necessário que se estabeleça uma associação de, no mínimo, duas escolas de dois países europeus que utilizem as TIC para desenvolver em conjunto uma atividade pedagógica relevante. Os professores destas escolas ficam habilitados a elaborar e a desenvolver projetos comuns que envolvam alunos e docentes e, eventualmente, órgãos de gestão, com recurso à Internet e às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Em Portugal, pode contribuir para alcançar as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Os projetos eTwinning constituem uma excelente oportunidade de promover a educação inclusiva, contribuindo para responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa. Pretende-se promover a consciência do modelo europeu de sociedade multilingue e multicultural. É um trabalho que implica um forte compromisso das partes envolvidas.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do ensino Básico e Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do ensino Básico e Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

• Capacitar os participantes para a utilização eficaz dos programas ERASMUS+ e eTwinning como ferramentas de cooperação e inovação educativa. • Promover a internacionalização das práticas educativas através da integração de projetos colaborativos europeus nas escolas. • Fortalecer as competências digitais e pedagógicas dos docentes, visando a melhoria da qualidade do ensino e o desenvolvimento de novas metodologias.

Conteúdos

Módulo 1: O projeto eTwinning e as competências do século XXI (3h) As competências do século XXI. A aprendizagem colaborativa. O eTwinning na base da aprendizagem colaborativa e das competências do século XXI. Módulo 2: Do registo do professor na plataforma de gestão do eTwinning à elaboração de um projeto (6h) Passos a seguir para estabelecer parcerias eTwinning. Pesquisa de professores/escolas para o desenvolvimento de projetos colaborativos. Planificação colaborativa de um projeto eTwinning. Formalização de um projeto eTwinning. Módulo 3: Os desafios colocados às Escolas no âmbito do espaço europeu (6h) Potencialidades da internacionalização das Escolas. O Plano de Internacionalização da Escola. A organização de candidatura de projetos ERASMUS+ Módulo 4: A integração entre ERASMUS+ e do eTwinning (6h) Sinergias entre os programas ERASMUS+ e eTwinning Potencialidades do eTwinning e do Erasmus para diversificar a formação dos alunos Criação de redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias. Desenvolvimento de projetos com recurso às tecnologias de informação e comunicação. Módulo 5: Desenvolvimento de Competências Digitais (4h) Competências digitais essenciais para a implementação de projetos eTwinning e ERASMUS+ Utilização de ferramentas TIC para a colaboração e partilha em ambientes internacionais

Metodologias

Serão usadas metodologias que fomentem a pro-atividade dos formandos e que conjugue as exposições com atividades de prática: Expositivo / Demonstrativo / Aplicações Práticas: A ação desenvolver-se-á em modalidade de e-learning, com 25 horas síncronas à distância, usando a plataforma da escola ou do centro de formação e ferramentas de videoconferência. As atividades físicas serão implementadas individualmente, na área de residência de cada formando, sendo depois aplicadas as várias ferramentas e estratégias digitais ensinadas para visionar, aferir qualidade e quantificar os resultados obtidos por cada um.

Avaliação

Os/As formandos/as serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho no 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos/as formandos/as depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial. A avaliação dos Formandos decorre em conformidade com o Regime Jurídico da Formação Contínua, nº2 do artº do ECD, aprovado pelo Decreto-Lei nº 15/2007, de 19 de janeiro e a carta circular CCPFC-3-2007-Setembro. A avaliação do desempenho dos formandos tem em conta os seguintes parâmetros: - Participação nas sessões (qualidade das intervenções e do trabalho desenvolvido no decorrer da acção); - Trabalho individual de aplicação de conhecimentos. Com os seguintes Critérios de avaliação: - Empenho e participação nas sessões (25%) - Trabalhos produzidos e participação nas sessões (25%) - Reflexão crítica individual sobre a formação vivenciada e as aprendizagens obtidas/consolidadas em cada módulo da formação (50%)

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação de Formação

Bibliografia

Teixeira, Henrique Diz e Sebastião (2015), Estratégias de Internacionalização, Publisher Teamhttps://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/economistas/detalhe/portugal-um-sucesso-na-internacionalizacao-doensinoPerrenoud, Philippe (2017), Escola e Cidadania, Plátano Editora Sérgio, Luiz, (2020), O Mundo é uma Escola, MadrasGalvin, C. (2009). O eTwinning na sala de aula: uma mostra de boas práticas. Bruxelas: Serviço Central de Apoio eTwinning, European Schoolnet. Acedido em 20/09/2013. http://resources.eun.org/etwinning/80/PUBLICATION_eTwinning_in_the_classroom_EN.pdfCommission of the European Communities: Proposal for a Recommendation of the European Parliament and of the Council on key competencies for lifelong learning, Brussels, 10.11.2005

Formador

Emília Cristina Mamede Isaías

Ana Cristina Amaral Pedra Massano

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 03-02-2026 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
2 10-02-2026 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
3 02-03-2026 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
4 09-03-2026 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
5 11-03-2026 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
6 17-03-2026 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
7 19-03-2026 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
8 25-03-2026 (Quarta-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Online síncrona
Início: 03-02-2026
Fim: 25-03-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-130102/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: ZOOM